A Rússia tornou-se, este sábado, o primeiro país a reconhecer o novo governo talibã no Afeganistão, desde que o grupo fundamentalista islâmico regressou ao poder em agosto de 2021. Neste seguimento, Duarte Marques, ex-deputado do PSD, recorreu às redes sociais para deixar o seu comentário: "Assim só se estraga uma casa."
Mas o social-democrata foi mais longe e, através do Twitter, deixou a sua opinião sobre este reconhecimento russo: "Cá, como lá, os defensores são os mesmos, seguem a mesma cartilha, são os mesmos hipócritas. P*** que os pariu a todos."
Recorde-se que, em declarações na quinta-feira à agência noticiosa russa Interfax, o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, disse que o primeiro diplomata afegão enviado pelas novas autoridades chegou em março a Moscovo e recebeu as credenciais.
Assim só se estraga uma casa. Cá, como lá, os defensores são os mesmos, seguem a mesma cartilha, são os mesmos hipócritas.
— Duarte Marques (@DuarteMarques) April 9, 2022
Puta que os pariu a todos.https://t.co/5X7gCggXId
Segundo Lavrov, o novo Governo do Afeganistão "conseguiu em geral manter o Estado à tona", apesar da "falta de experiência de gestão, das restrições financeiras e económicas e da pressão política e diplomática dos Estados Unidos e dos seus aliados".
Nenhum país tinha reconhecido até ao momento o novo governo talibã, responsável por severas restrições ao nível dos direitos humanos, em especial das mulheres, que não podem ir à escola ou viajar sem um guardião.
Leia Também: Rússia é o primeiro país a reconhecer novo governo talibã no Afeganistão