Bolieiro. Leite deve ser matéria para produtos de "valor acrescentando"
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu, esta sexta-feira, que o leite deve ser "cada vez mais" matéria para produtos de valor acrescentando e disse "odiar" quando se associam os agricultores à "subsidiodependência".
© PSD/Açores
Política Açores
"O leite pode ser um produto final, mas deve ser, reforçadamente, numa estratégia de futuro, com inovação e modernização, cada vez mais matéria-prima para produtos de valor acrescentado", declarou.
O líder do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) discursava esta sexta-feira na inauguração das novas câmaras de cura e na apresentação de novos produtos da empresa Leite Montanha, nas Lajes do Pico.
José Manuel Bolieiro referiu que "qualquer subsidiação" para o setor agrícola tem de "acompanhar a estratégia" de "competitividade" e "solidariedade com o consumidor" e não promover uma "paupérrima distribuição de riqueza em toda a cadeia de valor".
"Odeio quando se fala em matéria agrícola e do setor produtivo dos Açores, o setor primário, como sendo subsidiodependente. É injusto, quando se tem estratégia, manter esse anátema. É verdadeiramente uma subvenção pública a benefício de uma competitividade justa por sermos uma economia ultraperiférica", afirmou.
Enaltecendo a "excelência" dos produtos açorianos, o social-democrata insistiu que a estratégia agrícola não pode passar pelo "baixo custo" em "toda a cadeia de valor", seja na "produção, na transformação ou depois na comercialização".
"Nessa cadeia de valor, não podem existir uns vassalos e uns suseranos. Tem de haver dignidade equivalente entre toda essa distribuição", alertou.
Bolieiro reforçou a importância de "introduzir elementos modernizadores" que "catapultem o valor acrescentando do produto na sua comercialização".
Os produtores de leite dos Açores têm apelado a um aumento do preço do litro de leite, alegando que a subida dos custos dos fatores de produção coloca dificuldades ao setor.
Leia Também: Paquete norte-americano "Disney Magic" cancela deslocação aos Açores
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com