"O BE defende que o uso dos 'minibus' deve ser tendencialmente gratuito e defende também a construção de um terminal de autocarros e a interligação entre transportes urbanos e interurbanos", lê-se numa nota de imprensa.
Os 'minibus' são a rede de transportes públicos coletivos da Câmara Municipal que opera na zona urbana da cidade da ilha de São Miguel.
Citada no comunicado, a deputada municipal Avelina Ferreira considera que é necessário "criar condições para que o uso de transportes públicos seja uma preferência dos residentes em detrimento do uso de automóveis".
Além disso, acrescenta, deverá também construir-se um "terminal de autocarros", já que a "avenida marginal continua a servir de terminal de transportes públicos dando uma pobre imagem" a quem visita a cidade e impedindo os residentes de "desfrutar daquele espaço".
Na nota, o BE apela a uma "negociação entre a autarquia, o Governo [Regional] e as empresas de transporte para permitir a redução de preços e a possibilidade de serem comprados passes diretamente em todas as freguesias".
No comunicado, a deputada municipal salienta ainda que "a falta de habitação disponível a rendas acessíveis" é um "flagelo" do concelho de Ponta delgada.
"É urgente a reabilitação de edifícios degradados e a construção de centenas de fogos habitacionais para que tenhamos um sistema saudável de habitação pública com rendas proporcionais aos rendimentos familiares", defende.
O município de Ponta Delgada, o maior dos Açores, é composto por 24 freguesias e é atualmente presidido pelo social-democrata Pedro Nascimento Cabral.
Leia Também: Açores cobram taxa turística a partir de 2023