O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, acaba de chegar ao TikTok, rede social favorita das camadas mais jovens.
"Olá, TikTokers! Cheguei", pode ler-se na legenda do primeiro vídeo, onde o autarca diz que "gostava de mostrar os bastidores de ser presidente da Câmara".
Num tom descontraído e com música de fundo, Carlos Moedas mostra ainda uma obra do artista Vhils que tem no gabinete.
@carlosmoedas Olá, TikTokers! Cheguei #carlosmoedas #cmlisboa #lisboa Love You So - The King Khan & BBQ Show
Em Portugal, 63% da população utiliza redes sociais - a média europeia fica nos 57%. De acordo com a edição de 2021 do estudo 'Os Portugueses e as Redes Sociais' da Marktest, cada português tem cerca de seis contas em diferentes plataformas.
Sabemos ainda que o número de utilizadores do TikTok disparou durante a pandemia - ganhando um milhão de novos utilizadores portugueses só em 2020 - pelo que não é de estranhar que Carlos Moedas marque agora presença também nesta plataforma.
Segundo o relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism, os utilizadores do Facebook tendem a ser mais velhos do que, por exemplo, os utilizadores da rede de partilha de vídeo TikTok. 64% dos utilizadores do Facebook em Portugal têm acima de 45 anos e 53% dos portugueses que usam o TikTok têm menos de 44.
Políticos no Tik Tok é tendência mundial
Marcar presença no TikTok é uma tendência mundial na política e o Brasil é um bom exemplo disso. Segundo um artigo da BBC Brasil de maio deste ano, a maior parte dos pré-candidatos às eleições presidenciais preparou estratégias digitais para atrair o voto do eleitorado jovem, particularmente entre 16 e 24 anos de idade.
Com eleições à porta no Brasil, Lula acaba de chegar ao Tik Tok e já tem melhores números em atividade ('engagement') na rede social do que o opositor Bolsonaro.
Segundo O Globo, o petista abriu a conta oficial na rede social chinesa no último dia 20 - oito meses após a chegada de Bolsonaro à mesma rede - e, mesmo longe dos 1,8 milhões de seguidores do presidente, superou a atividade do adversário.
Também na Colômbia o TikTok foi 'arma' nas eleições. Rodolfo Hernández apresentou-se na rede social - onde tem 622,3 mil seguidores como “Futuro Presidente da Colômbia e empresário, velho, mas gostoso”.
Na primeira volta, Rodolfo Hernández, de 77 anos, empresário da construção civil, multimilionário e ex-autarca de Bucamaranga, a quinta cidade do país, surpreendeu com 28,15% dos votos, ficando em segundo lugar, mostrando que as mensagens curtas e simples surtiram efeito. Segundo a Blommerang, a participação de Hérnandez na rede social ajudou mesmo a redefinir a corrida presidencial.
Leia Também: Emmanuel tornou-se na avestruz mais famosa das redes sociais. Eis porquê