Mais de metade dos inquiridos do barómetro político da Aximage para o DN, JN e TSF, divulgado esta sexta-feira, acredita que o PSD não está pronto para governar.
De acordo com os dados, quase dois terços dos inquiridos (63%) defendem que o PSD não está preparado para liderar o Executivo, incluindo a pluralidade dos eleitores sociais-democratas (44%).
A mesma sondagem revela que a popularidade do Presidente da República atingiu, este mês, o ponto mais baixo de sempre.
Apesar disso, Marcelo Rebelo de Sousa ainda está com 'saldo' positivo. Segundo o DN, os 64% de avaliações positivas de há um ano transformaram-se atualmente em 45%. Já a proporção de eleitores descontentes com o Chefe de Estado passou de 15%, em abril de 2022, para 35%.
Outra das questões lançadas no barómetro político da Aximage é sobre a possibilidade de haver eleições antecipadas, perante a crise que abanou o Governo nos últimos dois meses. 58% dos inquiridos assume concordar com a recusa do Presidente da República em convocar legislativas, três vezes mais do que os que discordam (18%).
A sondagem revela ainda que há um novo recorde de inquiridos que pede ao Presidente da República para ser mais exigente com o Governo: 76%. Contudo, recorde-se que, em setembro, já eram 74% e, na generalidade dos barómetros, o valor é sempre próximo ou superior a 70%.
Leia Também: PSD: Costa "não tem bom senso" se não aplicar questionário ao Governo