Costa e Abramovich? Questão a ser "política e judicialmente escrutinada"

Em causa estão as notícias que dão conta de que o gabinete do primeiro-ministro conhecia interesses de Abramovich em Portugal.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/06/2023 10:45 ‧ 06/06/2023 por Notícias ao Minuto

Política

Ana Gomes

Ana Gomes comentou, esta segunda-feira, o facto de a Comunidade Israelita do Porto (CIP) ter alegado que informou o gabinete do primeiro-ministro sobre a possibilidade de o oligarca russo Roman Abramovich investir em Portugal, defendendo que esta questão deve ser "política e judicialmente escrutinada". 

Sublinhe-se que em causa está uma investigação do Público, que revela uma carta enviada pela comunidade ao comissário europeu da Justiça, Didier Reynders que dá conta de que António Costa sabia do interesse do empresário em investir no nosso país.

A CIP disse ter comunicado ao gabinete do primeiro-ministro essa possibilidade a 30 de agosto de 2020, oito meses antes da naturalização de Abramovich. Além disso, a CIP diz que Pedro Siza Vieira e Francisca Van Dunem, ministros da Economia e da Justiça na altura, respetivamente, também receberam essa informação.

"Ora aqui está uma questão a ter de ser política e judicialmente escrutinada. Mas governantes sacodem a água do capote. E a Justiça abobora", começou por escrever Ana Gomes numa publicação divulgada no Twitter.

"Entretanto, ninguém retira a fraudulentamente obtida nacionalidade portuguesa ao oligarca russo. Portugal, paraíso para cleptocratas", acrescentou a antiga embaixadora.

De realçar que o gabinete de António Costa disse ao Público que "teve apenas conhecimento do processo de Roman Abramovich pela comunicação social", não respondendo a perguntas concretas, segundo o diário.

Já Pedro Siza Vieira confirmou uma reunião com a CIP, mas notou que não se recorda de ser referido o nome do oligarca russo: "Foi uma visita de cortesia, com nenhuma menção de investimentos em concreto ou a processos de nacionalidade", afirmou.

Leia Também: Hoje é notícia: Costa no caso Abramovich; Violador fingia ser futebolista

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas