Cartazes de Costa? "André Pestana está ao nível da extrema-direita"
A socialista afirmou que o primeiro-ministro e os portugueses "não mereciam ser sujeitos" a tal "demonstração sinistra de racismo e falta de civilidade a que se prestaram alguns professores".
© Getty Images
Política Ana Gomes
A ex-eurodeputada Ana Gomes acusou o líder do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), André Pestana, de estar "ao nível da extrema-direita". Em causa está uma manifestação de professores com caricaturas do primeiro-ministro, António Costa, durante as comemorações do 10 de Junho, no Peso da Régua.
"O ministro João Costa não é retratado como um porco, como acontece com o primeiro-ministro. Isto é de facto significativo. É um cartaz inqualificável, racista, dramático", começou por referir a antiga candidata presidencial, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias.
"O André do STOP está ao nível do outro André, da extrema-direita", acrescentou, referindo-se a André Ventura, líder do partido Chega.
Ana Gomes considerou que André Pestana "tardou" em demarcar-se dos protestos e que só o fez "parcialmente". "Foi um terrível serviço aos professores que têm razão", acusou.
Apesar de reconhecer os problemas dos professores, que não foram resolvidos por "casmurrice" de António Costa, a socialista afirmou que o primeiro-ministro e os portugueses "não mereciam ser sujeitos" a tal "demonstração sinistra de racismo e falta de civilidade a que se prestaram alguns professores".
No sábado, após as comemorações do Dia de Portugal, no Peso da Régua, António Costa foi perseguido por muitos docentes que gritavam, entre outras palavras de ordem "respeito".
A mesma mensagem estava escrita nos cartazes, em alguns dos quais era também possível ler "demissão" e ver a imagem do primeiro-ministro com dois lápis nos olhos e um nariz de porco.
Leia Também: Cartazes racistas? "Inaceitável em professores, que é suposto educarem"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com