Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD, analisou, esta quarta-feira, a polémica que envolve João Galamba e o aeroporto de Santarém.
Em declarações à CNN, disse que João Galamba "desautorizou a comissão técnica independente e colocou em xeque o primeiro-ministro".
Para Miguel Pinto Luz, a declaração "extemporânea" do ministro coloca em causa o método e a escolha de um novo local para o aeroporto.
"Tem de haver outro tipo de responsabilização e não podemos pôr em causa camadas da decisão. Espero que tenha sido, de facto, extemporâneo, um episódio que não se venha a repetir", asseverou o vice-presidente do PSD.
Recorde-se que o ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta terça-feira que está a ser finalizada uma proposta para melhorar "ao máximo" a operação no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Sobre a possibilidade de o novo aeroporto se localizar em Santarém, Galamba admite: "Acho longe".
"Estamos a finalizar a proposta que recebemos da ANA para tentar melhorar ao máximo a sua operação [do Aeroporto de Lisboa]", disse o ministro João Galamba, na CNN Portugal Summit, explicando que em causa está uma expansão do Aeroporto Humberto Delgado.
Esta proposta está a ser trabalhada em diálogo com a ANA e com o Ministério da Defesa, adiantou o governante.
Questionado sobre a localização do novo aeroporto, Galamba não se adiantou: "Aguardemos a conclusão" da comissão técnica independente (CTI). Contudo, sobre a possibilidade de Santarém, Galamba fez o seguinte comentário: "Acho longe".
Leia Também: Aeroporto? Deputados PS de Santarém contra exclusão de opções