Esta posição consta de uma nota divulgada pelo gabinete de António Costa, depois de a coligação PSD/CDS-PP ter vencido as eleições legislativas regionais da Madeira, embora tendo falhado por um deputado a maioria absoluta.
"O primeiro-ministro felicitou o presidente do Governo Regional da Madeira pelo resultado eleitoral hoje alcançado, com votos de continuação de bom trabalho em prol da região e do país", refere-se na mesma nota.
De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, os sociais-democratas e os centristas obtiveram 43,13% dos votos e 23 lugares no parlamento regional, constituído por um total de 47 deputados.
Há quatro anos, o PSD elegeu 21 deputados, perdendo pela primeira vez a maioria absoluta que detinha desde 1976, e formou um governo de coligação com o CDS-PP (três deputados).
Já o PS, a maior força da oposição, registou uma descida acentuada face ao último ato eleitoral para as regionais da Madeira. Elegeu 11 deputados, tendo obtido 28.844 votos, correspondentes a 21,30 %.
Nas últimas eleições regionais, em 2019, o PS obteve 35,76% dos votos, conseguindo 19 deputados para a Assembleia Legislativa.
[Notícia atualizada às 23h51]
Leia Também: Madeira AO MINUTO: PSD/CDS perde maioria absoluta; IL elege, BE regressa