Na sequência do anúncio do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) de que haverá "uma grande iniciativa" prevista para o dia 25 de Novembro, a antiga eurodeputada Ana Gomes reagiu dizendo que "só por burrice ou ignorância" se "pode abdicar" desta comemoração.
"Só por burrice ou ignorância é que quem se diz de esquerda democrática pode abdicar de comemorar o 25 de Novembro juntamente com o 25 de Abril", afirmou a socialista, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
Ana Gomes salientou que viveu "intensamente ambos" e que "sem o 25 de Novembro não comemoraríamos hoje o 25 de Abril em democracia".
Só por burrice ou ignorância é q quem se diz de esquerda democrática pode abdicar de comemorar o 25 de Novembro juntamente com o 25 de Abril. Eu vivi intensamente ambos e sei bem q, sem o 25N, não comemoraríamos hoje o 25A em democracia. #25deAbrilSempre! E viva a #República!
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) October 5, 2023
De recordar que Carlos Moedas anunciou que a cidade vai festejar "com uma grande iniciativa o 25 de Novembro", além do 25 de Abril de 1974, "porque todas as datas contam".
Carlos Moedas discursava na Praça do Município, em Lisboa, como anfitrião das celebrações do dia da Implantação da República, que hoje assinala 113 anos.
No seu discurso, perante diversas entidades, entre as quais o primeiro-ministro, António Costa, e antes do discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Câmara de Lisboa destacou que há "datas que se tornam símbolos", que podem ser reduzidos "a meros ritos cerimoniais, repetitivos e rotineiros" ou "datas lembradas no papel, mas sentidas com apatia pelas pessoas".
"Podemos fazer deste 5 de Outubro mais uma data celebrada pelos políticos, mas de certa forma ignorada pelas pessoas. Ou podemos olhar para ela como um tiro de partida para algo melhor", disse.
"Aproveito para anunciar que para além da data histórica do 25 de Abril festejaremos também com uma grande iniciativa o 25 de Novembro. Porque todas as datas contam", acrescentou.
Na terça-feira, em conferência de imprensa, o presidente da Assembleia da República disse que as comemorações dos 50 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 estão ainda fora do programa oficial das comemorações parlamentares do cinquentenário da revolução do 25 de Abril de 1974 e da Constituição de 1976.
Leia Também: 5 de Outubro. Carlos Moedas diz que é possível baixar impostos