No início do plenário da Assembleia da República foi aprovado por unanimidade o parecer da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados que dá conta da renúncia de Márcia Passos ao mandato de deputada.
Eleita pelo PSD, pelo círculo do Porto, Márcia Passos deixou o lugar de deputada em 01 de janeiro, sendo substituída por César Vasconcelos.
Em declarações à agência Lusa, a agora ex-deputada indicou que esta foi "uma opção profissional".
"Foi apenas volta a abraçar o desafio profissional, voltar em pleno à minha profissão de advogada", indicou.
Apontando que "à partida já iria acontecer durante o ano de 2024", explicou também que a decisão foi antecipada com a anunciada dissolução da Assembleia da República, no próximo dia 15 de janeiro.
Márcia Passos referiu também que não vai integrar as listas de candidatos a deputados nas próximas eleições legislaturas por opção própria, decisão que disse já ter sido comunicada.
Márcia Passos foi deputada na atual e na anterior legislatura. Integrou as comissões parlamentares de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, além da Comissão Eventual de Revisão Constitucional.
Esteve também na Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados e presidiu ao Grupo de Trabalho da Aplicação do Código de Conduta.
Leia Também: Metadados. PS e PSD consideram que novo texto responde a dúvidas do TC