Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 18º MÁX 26º

André Ventura reeleito presidente do Chega (com 98,9% dos votos)

A reeleição estava assegurada uma vez que era candidato único à presidência da Direção Nacional.

André Ventura reeleito presidente do Chega (com 98,9% dos votos)
Notícias ao Minuto

19:07 - 13/01/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política André Ventura

André Ventura foi, este sábado, reeleito presidente do Chega - com 98,9% dos votos - na 6.ª Convenção Nacional do partido, que decorre em Viana do Castelo.

O anúncio foi feito pelo presidente da Mesa da reunião magna, Jorge Galveias, segundo o qual André Ventura, candidato único, teve 98,9% dos votos - tendo sido registados também 1% de votos brancos e 0,1% de votos nulos.

"Temos, portanto, o nosso presidente eleito, doutor André Ventura", afirmou, sem referir o número de votos, apenas as percentagens.

Após o anúncio, os delegados começaram a aplaudir de pé e a gritar "Ventura, Ventura", que entrou na sala pouco tempo depois.

André Ventura foi eleito para um mandato de três anos, que pode ser prolongado, de acordo com os estatutos de 2019 que vigoram no partido. Na última reunião do órgão máximo do partido, há um ano, reuniu 98,3% dos votos.

A votação decorreu por voto secreto. As urnas foram abertas pelas 15h15 e os delegados votaram durante a tarde. Após uma pausa nos trabalhos para contagem dos votos, os resultados foram anunciados a partir do palco.

Depois de cumprimentar alguns apoiantes enquanto percorria a sala, Ventura subiu ao palco da convenção, acenando sempre, e abraçou os membros da Mesa.

Ouviu-se depois o cântico "pouco importa, pouco importa se eles falam bem ou mal, queremos o André Ventura a mandar em Portugal".

Ventura foi buscar depois a bandeira nacional, que exibiu enquanto os presentes gritavam "Portugal, Portugal", e sentou-se no lugar onde tem estado a assistir aos trabalhos, numa mesa em cima do palco.

Na primeira vez que se apresentou a votos, na convenção fundadora do partido, em junho de 2019, teve 94% dos votos.

Em abril de 2020 demitiu-se do cargo, tendo sido foi reeleito em eleições diretas em setembro desse ano, com um resultado de 99,1%.

Em 6 de março de 2021, o partido volta a eleger Ventura em novas diretas, com 97,3%, na sequência da sua demissão por, nas eleições presidenciais de 24 de janeiro, nas quais foi o terceiro mais votado, ter falhado os objetivos de ficar à frente da antiga eurodeputada do PS Ana Gomes e forçar o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a uma segunda volta.

André Ventura apenas foi desafiado nas eleições diretas de novembro de 2021. Nessas diretas, alcançou 94,78% dos votos, enquanto o seu adversário, o empresário Carlos Natal, obteve 5,22%.

Em 2023 voltou a ser eleito em convenção, como estabelecem os estatutos de 2019, os quais o Chega decidiu voltar a adotar na sequência do chumbo pelo Tribunal Constitucional dos estatutos mais recentes.

A 6.ª Convenção Nacional do Chega arrancou na sexta-feira e decorre até domingo, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

A sua reeleição estava assegurada uma vez que era candidato único à presidência da Direção Nacional e a oposição interna não tem qualquer margem neste congresso já que os delegados foram eleitos em listas afetas ao líder.

Leia Também: "Líder do Chega não gosta da igualdade em nenhuma das suas formas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório