Foi dia de eleições na Região Autónoma dos Açores, para escolher a nova composição da sua Assembleia Legislativa Regional, este domingo. A coligação PSD/CDS-PP/PPM venceu, mas ficou a três deputados da maioria absoluta, segundo os dados oficiais provisórios.
De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a coligação, que governa a região desde 2020, conseguiu 26 mandatos, PS tem 23, Chega cinco e depois com um mandato cada um ficaram Bloco de Esquerda (BE), IL e PAN.
O sufrágio foi marcado na sequência da queda do Governo liderado pelo Partido Social-Democrata (PSD), em coligação com o CDS-PP e com o Partido Popular Monárquico (PPM), que viu a sua proposta de Orçamento Regional chumbada. É a primeira vez na história da região autónoma que foram marcadas eleições antecipadas.
Eram necessários 29 lugares no parlamento regional para obter a tão aguardada maioria absoluta, não tendo acontecido está aberta a época dos acordos pós-eleitorais.