AO MINUTO: Coligação PSD/CDS/PPM vence nos Açores (mas sem maioria)

Os eleitores açorianos escolhem, este domingo, a nova Assembleia Legislativa Regional, em eleições antecipadas devido à rejeição do orçamento para 2024. Acompanhe aqui ao minuto.

Notícia

© Lusa

Notícias ao Minuto
04/02/2024 16:15 ‧ 04/02/2024 por Notícias ao Minuto

Política

Eleições nos Açores

Foi dia de eleições na Região Autónoma dos Açores, para escolher a nova composição da sua Assembleia Legislativa Regional, este domingo. A coligação PSD/CDS-PP/PPM venceu, mas ficou a três deputados da maioria absoluta, segundo os dados oficiais provisórios.

De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a coligação, que governa a região desde 2020, conseguiu 26 mandatos, PS tem 23, Chega cinco e depois com um mandato cada um ficaram Bloco de Esquerda (BE), IL e PAN.

O sufrágio foi marcado na sequência da queda do Governo liderado pelo Partido Social-Democrata (PSD), em coligação com o CDS-PP e com o Partido Popular Monárquico (PPM), que viu a sua proposta de Orçamento Regional chumbada. É a primeira vez na história da região autónoma que foram marcadas eleições antecipadas.

Eram necessários 29 lugares no parlamento regional para obter a tão aguardada maioria absoluta, não tendo acontecido está aberta a época dos acordos pós-eleitorais.

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas