O professor António Damásio renunciou ao cargo de Conselheiro de Estado devido por "razões pessoais", anunciou, esta quarta-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Numa nota publicada no site oficial da presidência, Marcelo indica que as funções, até aqui, desempenhadas por António Damásio passam agora a ser função da Maestrina Joana Carneiro.
"Os cinco membros nomeados pelo Presidente da República são agora Leonor Beleza, Lídia Jorge, Joana Carneiro, António Lobo Xavier e Luís Marques Mendes", pode ler-se na nota.
A saída de António Damásio sucede depois de o jornal Expresso ter noticiado, na semana passada, que o Tribunal Constitucional obrigou o neurocientista a entregar declarações de património e rendimentos.
De acordo com o semanário, António Damásio tem argumentado com a dupla nacionalidade e com o facto do seus rendimentos e património estarem no estrangeiro para não entregar a declaração.
Segundo o acórdão do TC, que o Expresso teve acesso, a justificação não é aceite, entendendo que na qualidade de membro do Conselho de Estado, António Damásio está sujeito às obrigação legal de todos os titulares de cargos políticos.
A maestrina Joana Carneiro, nascida em 1976, dirigiu a Orquestra Sinfónica Portuguesa durante oito anos e foi diretora musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley, nos Estados Unidos.
Atualmente, é a convidada principal da Real Filharmonia da Galiza e diretora artística do Estágio Gulbenkian para Orquestra, de acordo com a Fundação Calouste Gulbenkian e o seu próprio 'site'.
Tem no currículo um extenso percurso internacional e múltiplos prémios.
[Notícia atualizada às 11h08]
Leia Também: Marcelo felicita Diogo Ribeiro por "feito histórico" na natação nacional