"O líder do PSD, Luís Montenegro, foi o protagonista político com mais intervenção directa nos principais espaços informativos dos canais generalistas portugueses desde o início do calendário de debates entre os candidatos às eleições legislativas do próximo dia 10 de março", lê-se no comunicado.
Entre 05 e 25 de fevereiro, de acordo com a recolha de dados feita pela Mediamonitor, do grupo Marktest, através do serviço e-telenews, "Luís Montenegro interveio em 164 notícias nos telejornais das 13:00 e das 20:00 na RTP1, na SIC e na TVI, gerando um total de quase nove horas de notícias com a sua participação ativa".
A RTP1 "tem sido genericamente a estação com mais informação sobre os principais candidatos às eleições legislativas, com 362 notícias nas últimas três semanas, contra as 240 da SIC e as 217 da TVI", segundo os dados.
No período em análise, o canal público "foi também a estação com mais peças emitidas sobre o líder do PSD, num total de 68 notícias".
Em segundo lugar no que respeita a protagonistas políticos com mais notícias "surge Pedro Nuno Santos, do PS, com um total de 147 notícias desde o início das rondas de debates entre os candidatos às legislativas".
Aliás, "o secretário-geral socialista foi, de resto, o único protagonista, a par de Luís Montenegro, a ultrapassar as oito horas em notícias nos canais generalistas", seguindo-se André Ventura, "com 118 notícias e perto de cinco horas e meia de exposição nas grelhas dos espaços informativos destes canais", lê-se no comunicado.
Segue-se Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal (IL), "com 104 notícias e cerca de quatro horas e 20 minutos de presença nos noticiários".
De acordo com os dados, "os restantes líderes partidários ficaram abaixo da fasquia das 100 notícias desde o início dos debates eleitorais, com Mariana Mortágua, do BE, e Paulo Raimundo, do PCP, a serem protagonistas em 98 notícias cada".
No entanto, "apesar de ter menos notícias do que Rui Rocha, o líder do PCP, Paulo Raimundo, é o quarto protagonista político com mais tempo de exposição nas notícias em que interveio, com um total de quatro horas e 24 minutos" e Mariana Mortágua "teve um total de quatro horas e 18 minutos de presença nos noticiários".
Nas posições seguintes do 'ranking' "surgem Inês Sousa Real, do PAN, com 68 notícias (equivalentes a três horas e 35 minutos) e Rui Tavares, do Livre, em 64 peças televisivas (duas horas e 41 minutos)".
Leia Também: "Indícios de interferência externa" em anúncios 'on-line' contra PS e PSD