Quem são os líderes partidários que reúnem mais seguidores nas 'redes'?

Os partidos mais seguidos nas redes sociais são o Chega, Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal.

Notícia

© Pedro Pina - RTP

Notícias ao Minuto
08/03/2024 21:38 ‧ 08/03/2024 por Notícias ao Minuto

Tech

Legislativas

Há uma forte presença digital dos candidatos cabeças de lista dos partidos com assento parlamentar que concorrem às eleições legislativas de 10 de março. O Bloco de Esquerda está bem representado no 'top3' de seguidores nas redes sociais - com Marisa Matias e Mariana Mortágua, no segundo e terceiro lugares, respetivamente - mas é André Ventura (Chega) quem reúne mais de um milhão de seguidores.

A consultora de comunicação Doctor Spin fez um levantamento da presença digital dos líderes partidários nas redes sociais.

Nesse sentido, foi possível apurar que "os candidatos que lideram as listas dos partidos BE, CDU, Chega, Iniciativa Liberal, Livre, PAN, PS e da AD dos distritos de Portugal, regiões autónomas, Europa e Fora da Europa somam mais de 3,5 milhões de seguidores (3.531,824) nas redes sociais Facebook, Instagram, TikTok e X", de acordo com um comunicado da Doctor Spin.

André Ventura reúne mais de um milhão de seguidores (1.021.600) na sua página oficial, "estando presente em todas as redes sociais analisadas, com uma média de 255 mil seguidores por rede", sendo o partido Chega quem lidera a tabela "com mais de 1,6 milhões de seguidores".

Em segundo lugar está o Bloco de Esquerda com 645.122 seguidores, com Marisa Matias (235.700), Mariana Mortágua (209.700) e Joana Mortágua (109.700) a 'contribuírem' para este pódio.

O terceiro lugar cabe à IL, "com os candidatos a somar 558.925 seguidores", e destaque para Carlos Guimarães Pinto, João Seilá, João Cotrim de Figueiredo e Bernardo Blanco no topo.

No meio da tabela encontra-se o Partido Socialista que conta com "cerca de 339 mil seguidores". Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes lideram "com 93.605 e 46.660 seguidores, respetivamente".

Já os candidatos que contam com menos seguidores são do Livre, da coligação AD, do PAN e da CDU, uma vez que o foco da estratégia são nas páginas oficiais dos respetivos partidos.

No 'top 10' de candidatos mais populares constam André Ventura, Mariana Mortágua e Rui Rocha e Rui Tavares, enquanto "os candidatos do PS e AD, bem como os seus líderes, surgem só no 'top 25'", no qual, em último lugar, está Inês Sousa Real (PAN) com 23.131 seguidores.

Leia Também: Redes sociais marcaram agenda política, diz investigador do MediaLab

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas