Meteorologia

  • 02 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 31º

AO MINUTO: AD diz "não e nunca" a extremismos; "Exército contra mulheres"

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos nas diferentes campanhas eleitorais para as Eleições Europeias.

AO MINUTO: AD diz "não e nunca" a extremismos; "Exército contra mulheres"
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/06/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Política Eleições Europeias

A campanha para as Eleições Europeias continuou, este domingo. Este sétimo dia ficou marcado pelo voto antecipado do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O cabeça de lista da AD, Sebastião Bugalho, esteve pelo distrito de Aveiro e participou num jantar da coligação, em Lamego, distrito de Viseu. Já a caravana da socialista Marta Temido passou por Resende e Lamego para ações de proximidade com o eleitorado. 

Pela Margem Sul, a candidatura do Chega, liderada por António Tânger Correia, esteve apenas numa arruada no concelho do Seixal. Por seu lado, João Oliveira, da CDU, andou pela Serra da Arrábida e pela Moita e Francisco Paupério (Livre) esteve por Azeitão e Seixal - marcou ainda presença na Feira do Livro, em Lisboa, assim como o PAN.
 
A Iniciativa Liberal esteve em Faro, no Algarve, e em Almada. Por fim, o Bloco de Esquerda participou num comício em Lisboa.

Fim de cobertura

Daniela Filipe | há 4 semanas

Boa noite. Encerramos este acompanhamento AO MINUTO sobre os mais recentes desenvolvimentos nas diferentes campanhas eleitorais para as eleições Europeias. Desde já obrigada por ter estado desse lado.

"Temas europeus não apaixonam". AD quer ganhar para "reforçar" Governo

Notícias ao Minuto | há 4 semanas

Oantigo líder do Partido Social Democrata (PSD), Luís Marques Mendes, considerou, este domingo, que a Aliança Democrática (AD) pretende sair vitoriosa nas eleições Europeias de 9 de junho para "reforçar" não só a coligação, mas também o Governo de Luís Montenegro. Contudo, o comentador equacionou que, caso o Partido Socialista (PS) vença, não quer dizer que o Orçamento de Estado (OE) para 2024 será automaticamente chumbado.

"Se a AD ganhar as eleições, evidentemente que Luís Montenegro sai reforçado; fica com mais fôlego e condições para aprovar o OE no final do ano", começou por dizer Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC.

O social-democrata referiu ainda que, se a coligação perder, a situação ficará "um pouco mais pantanosa".

Leia o artigo na íntegra aqui.

Eurodeputada do PS acusa Bugalho de mentir sobre autoria de fundo europeu

Lusa | há 4 semanas

A eurodeputada socialista Margarida Marques acusou hoje o cabeça de lista da AD de mentir quando afirma que a presidente da Comissão Europeia criou o Next Generation EU, e a bloquista Catarina Martins de branquear o Governo.

No comício em Viseu com muitas cadeiras vazias, e que encerrou o sétimo dia de campanha para as europeias de 09 de junho, Margarida Marques -- que vai deixar o Parlamento Europeu uma vez que não integra a lista do PS - fez um discurso com críticas a muitos dos opositores dos socialistas.

"É muito triste ouvir Sebastião Bugalho dizer que foi von der Leyen que criou este fundo [Next Generation EU]. Não é verdade. Não foi von der Leyen que criou este fundo", disse, após contar a história da criação "muito difícil" deste fundo.

IL defende reforço do investimento europeu na NATO

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal ao Parlamento Europeu considerou hoje que é preciso reforçar o investimento europeu na NATO para dar maior apoio militar à Ucrânia porque só os acordos bilaterais não são suficientes.

"Os acordos bilaterais que são assinados, como se isso fosse uma forma de estruturar definitivamente o apoio à Ucrânia, não são suficientes", afirmou João Cotrim de Figueiredo no final de um lanche com a comunidade ucraniana no parque da Paz em Almada, distrito de Setúbal.

AD diz "não e nunca" aos extremismos e populismos, defende Bugalho

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista da AD às europeias afirmou hoje que a coligação responderá aos populismos e extremismos dizendo "não e nunca", defendendo que esse combate se faz com melhor Estado social, mais cultura e lutando contra a corrupção.

Num comício de final de tarde em Lamego (Viseu), Sebastião Bugalho salientou que uma democracia que celebrou este ano 50 anos "sabe quando está ameaçada".

"É quando a mentira tem mais valor do que a verdade, é quando o populismo tem mais valor do que a realidade, é quando aqueles que, sabendo que não cumprem, se aproveitam das expectativas das pessoas, não para servir mas para enganar as pessoas", afirmou.

"A essa ameaça à democracia, a esse populismo e a esse extremismo, a AD só tem uma palavra a dizer: não, nunca. Não, nunca. Aos extremismos e aos populismos jamais vacilaremos, muito menos no cinquentenário da nossa democracia", afirmou.

Tânger diz ter projeto para recentrar Portugal, mas nem Ventura o conhece

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista do Chega às europeias recusou hoje pormenorizar o projeto que diz ter para recentrar Portugal a "nível Atlântico", indicando que só será revelado quando o presidente do partido quiser, e nem André Ventura o conhece.

Na sexta-feira à noite, no primeiro comício da campanha em que participou e discursou, António Tânger Corrêa disse ter um plano "com amigos americanos" para garantir a "sustentabilidade económica de Portugal através do Atlântico".

Hoje, antes do arranque de mais uma iniciativa de campanha, no Seixal, distrito de Setúbal, o candidato foi questionado pelos jornalistas sobre este plano e considerou que falar em amigos "é um bocadinho exagerado".

Tânger diz ter projeto para recentrar Portugal, mas nem Ventura o conhece

Tânger diz ter projeto para recentrar Portugal, mas nem Ventura o conhece

O cabeça de lista do Chega às europeias recusou hoje pormenorizar o projeto que diz ter para recentrar Portugal a "nível Atlântico", indicando que só será revelado quando o presidente do partido quiser, e nem André Ventura o conhece.

Lusa | 20:20 - 02/06/2024

Pedro Nuno e Marta Temido "roubam" protagonismo às cerejas de Resende

Lusa | há 4 semanas

Pedro Nuno e Marta Temido foram hoje o centro das atenções na Festa da Cereja, em Resende, entre "selfies" e agradecimentos à ex-ministra da Saúde, que andou às compras e declarou que "boas contas fazem bons amigos".

Na visita à Festa da Cereja, Marta Temido foi acompanhada pelo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, a quem uma mulher tratou por "senhor ministro".

Entre empurrões, pelo meio das bancas das cerejas, a comitiva da candidatura socialista às eleições europeias avançava devagar no recinto e, mais uma vez, as funções de Marta Temido como ministra da Saúde foram lembradas por várias pessoas.

Leia mais aqui.

"Cada eurodeputado da AD eleito será menos um eurodeputado extremista"

Lusa | há 4 semanas

O líder do CDS-PP, Nuno Melo, afirmou hoje que, "por cada eurodeputado da AD a mais, haverá um eurodeputado de um partido extremista a menos em Portugal", apelando ao voto que contrarie "a vontade de destruir o projeto europeu".

"Essas contas contam", avisou o também ministro da Defesa Nacional, ao intervir num comício em Lamego, lembrando que no Parlamento Europeu "há extrema esquerda e extrema direita", há os "adoradores de Putin", os "que se especula que são financiados por Putin e pelo regime russo e, no limite, há aqueles que são complacentes, desculpabilizando Putin e o regime russo".

Na sua opinião, "todas as três possibilidades são muito graves e politicamente inaceitáveis".

"E isto acontece também com partidos portugueses, porque nesta disputa nem todos os partidos portugueses estão do lado certo da história como a AD está", avisou.

João Oliveira desafia juventude a fazer reflexão sobre benefícios da UE

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista da CDU às europeias desafiou hoje a juventude a fazer uma reflexão crítica sobre os benefícios da União Europeia, questionando se todos os jovens europeus têm o mesmo acesso a programas como o Erasmus.

Num discurso num comício organizado pela Juventude Comunista Portuguesa (JCP), em Setúbal, João Oliveira desafiou a juventude a "agir em concreto para que o mundo seja diferente, mais justo, contrariando o que de injusto chega pela mão da União Europeia".

O cabeça de lista da CDU disse que uma parte da juventude portuguesa hoje em dia "já só conhece a realidade de um Portugal integrado na UE".

"Parece que isto é tão natural como a nossa própria sede, que a UE faz parte da nossa vida diária e que ela está tão enraizada, que dali só vêm coisas boas", afirmou, referindo o caso do Erasmus, da moeda única ou da liberdade de circulação entre países.

Leia mais aqui.

"Direita está a transformar-se num exército de guerra contra mulheres"

Lusa | há 4 semanas

A candidata do BE às eleições europeias considerou hoje que a direita está a transformar-se num "exército de guerra contra as mulheres" e a coordenadora bloquista acusou a Aliança Democrática de se aliar a "hordas de perseguidores antiaborto".

"Sabemos de ciência certa que por cada vitória as mulheres serão mais atacadas e atacadas mais ferozmente. A bandeira da direita dos dias de hoje é esse ataque: sentem que a igualdade ameaça privilégios e responde à violência. A direita está a transformar-se num exército de guerra contra as mulheres", acusou Catarina Martins, num comício do partido, na Quinta das Conchas, em Lisboa. 

Ventura acusa Pedro Nuno de querer desviar as atenções

Lusa | há 4 semanas

O líder do Chega acusou hoje o secretário-geral socialista de tentar desviar "as atenções para um tema absolutamente lateral", alegando que Marta Temido "foi implicada" no caso das gémeas.

"O doutor Pedro Nuno Santos escolheu este momento da campanha por uma razão, porque a sua candidata Marta Temido foi implicada no caso das gémeas. E então escolheu pegar numa questão completamente lateral - porque esta consultora aliás já tinha feito outros planos para um governo socialista - para desviar as atenções", afirmou.

Rui Rocha critica tendência do Governo PSD para criar planos

Lusa | há 4 semanas

O presidente da Iniciativa Liberal considerou hoje que o Governo tem tendência para apresentar planos e que, em vez de elaborar um para as migrações, deveria pôr a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) a funcionar.

"Eu acho que há aqui uma tendência deste Governo para apresentar muitos planos para mostrar iniciativa política", afirmou Rui Rocha aos jornalistas quando questionado sobre o plano para as migrações que o Governo PSD vai apresentar na segunda-feira, num momento em que a procura de autorizações de residência disparou, causando problemas na gestão dos serviços.

Rui Rocha critica tendência do Governo PSD para criar planos

Rui Rocha critica tendência do Governo PSD para criar planos

O presidente da Iniciativa Liberal considerou hoje que o Governo tem tendência para apresentar planos e que, em vez de elaborar um para as migrações, deveria pôr a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) a funcionar.

Lusa | 19:48 - 02/06/2024

IQVIA Solutions? "Não tenho memória de nenhuma contratação"

Lusa | há 4 semanas

A cabeça de lista do PS às eleições europeias, Marta Temido, garantiu hoje que o Ministério da Saúde não realizou qualquer contratação com a consultora privada IQVIA Solutions enquanto foi ministra.

"Não tenho memória de nenhuma contratação com esta consultora ao nível do Ministério da Saúde. Não quer dizer que não tenha havido com entidades públicas empresariais, hospitais, administrações regionais de saúde, mas é algo que o Ministério da Saúde poderá esclarecer", afirmou.

Numa nota enviada à agência Lusa, o gabinete da ministra da Saúde esclareceu que "para organizar e estruturar os contributos/trabalho da 'task force' foi contratada uma consultora privada, a IQVIA Solutions, que faz parte da bolsa de consultoras que tem trabalhado com o universo Ministério da Saúde nos últimos anos".

"Questão menor". IL desvaloriza polémica sobre consultora privada

Lusa | há 4 semanas

O presidente da Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje a polémica sobre a consultora privada envolvida no plano de emergência para a saúde uma "questão menor" e uma forma do secretário-geral do PS "retomar a agenda que tem perdido".

Eu penso que isso é mesmo uma questão menor. Parece-me que Pedro Nuno Santos [secretário-geral do PS] está a tentar arranjar aqui um motivo qualquer para retomar uma agenda que tem perdido e uma liderança que tem perdido nesta campanha eleitoral", afirmou Rui Rocha.

Durante um lanche com a comunidade ucraniana no parque da Paz em Almada, no distrito de Setúbal, onde esteve a acompanhar o candidato da IL às eleições europeias, João Cotrim de Figueiredo, Rui Rocha foi questionado sobre a polémica entre o PS e o Governo PSD relativamente à contratação de uma consultora privada para a elaboração do plano de emergência para a saúde anunciado na semana passada.

Participação de privados no plano para a Saúde domina dia de campanha

Lusa | há 4 semanas

A polémica sobre o envolvimento de uma consultora privada na elaboração do plano de emergência do Governo para a saúde, lançada sábado pelo secretário-geral socialista, dominou hoje a campanha eleitoral para as europeias de 09 de junho.

Pedro Nuno Santos questionou no sábado o Governo sobre se alguma empresa privada na área da consultoria esteve envolvida na elaboração do plano de emergência para a saúde, como foi contratada e a que informação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) teve acesso.

Um dia depois de ter pedido ao Governo para esclarecer a questão e de o ministério ter admitido que contratou uma consultora privada para "organizar e estruturar" o trabalho da 'task force' responsável pelo plano, Pedro Nuno Santos voltou ao tema por considerar que ainda faltam esclarecimentos.

Leia mais aqui.

Polémica sobre consultora privada? Serve para "desviar atenções"

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista da CDU às europeias considerou hoje que a polémica sobre a consultora privada envolvida no plano de emergência para a saúde contribui para "desviar a campanha do que é essencial e central".

Durante uma arruada no centro de Setúbal, na qual esteve acompanhado pelo secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, João Oliveira foi questionado sobre como é que vê a polémica entre o PS e o Governo relativamente à contratação de uma consultora privada para a elaboração do plano de emergência para a saúde anunciado na semana passada.

"Eu espero que os portugueses percebam que enredar a campanha eleitoral em questões como essas contribui para desviar aquilo que é essencial e central, nomeadamente as questões dos salários, das reformas, da saúde e da habitação", respondeu João Oliveira.

Livre aponta hipocrisia por oposição a respostas à crise na habitação

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista do Livre visitou hoje uma rua que separa bons e maus exemplos de resposta à crise na habitação e acusou a direita de hipocrisia por inviabilizar soluções para um problema reconhecido por todos.

Arua Ferreira de Mesquita, no Entroncamento, separa dois cenários: de um lado, cerca de 40 casas onde estão a ser concluídas as obras de reabilitação para, em breve, receberem famílias a rendas acessíveis; do outro, um terreno onde a autarquia socialista quer construir 100 habitações, mas a intenção continua a esbarrar nos votos contra da oposição à direita.

Ação junto a mesa de voto? Objetivo não era "sinalização partidária"

Lusa | há 4 semanas

O presidente da Iniciativa Liberal garantiu hoje que o objetivo da ação junto a uma mesa de voto em Faro, que foi alterada devido a uma queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE), não era para "fazer sinalização partidária".

"O objetivo daquela ação não era fazer nenhum tipo de sinalização partidária, mas apelar ao voto", assumiu Rui Rocha depois de votar antecipadamente numa escola em Almada, distrito de Setúbal.

CDU diz que faltou "forças nas pernas" ao BE para defender trabalhadores

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista da CDU às europeias considerou hoje que "faltou força nas pernas" ao BE na defesa dos trabalhadores em Estrasburgo, ao aprovar uma diretiva sobre salários mínimos que foi "logo aplaudida pelas confederações patronais".

Num discurso num almoço com membros de organizações representativas dos trabalhadores (ORT), na Baixa da Banheira, no distrito de Setúbal, João Oliveira defendeu que a CDU é a única força que concorre às eleições europeias que defende a valorização do trabalho e dos trabalhadores.

Europeias. 25 candidatos portugueses apoiam mobilidade em bicicleta

Lusa | há 4 semanas

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI) anunciou hoje que 25 candidatos portugueses a eurodeputados, entre eles os cabeças de lista do BE, PAN e do Volt, subscreveram o compromisso de apoiar políticas favoráveis à mobilidade em bicicleta.

Em comunicado que assinala, também, o Dia Mundial da Bicicleta, a associação revela que "cerca de uma centena e meia de candidatos ao Parlamento Europeu, entre os quais 25 portugueses, subscreveram o compromisso de desbloquear o potencial da utilização da bicicleta para melhorar a vida das pessoas na Europa".

"Se há coisa que se percebeu sobre o PS, é que do PS não se percebe nada"

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista da AD às eleições europeias considerou hoje que, "se há coisa que já se percebeu sobre o PS, é que do PS não se percebe nada" e escolher o partido é votar "na incerteza".

Durante um almoço-comício em Vagos, Sebastião Bugalho afirmou que, desde as eleições legislativas de 10 de março, já se ouviu do PS "muitas coisas diferentes".

Marta Temido defende "políticas de coesão" e lembra crescimento do país

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 semanas

A cabeça de lista do Partido Socialista (PS) às Eleições Europeias, Marta Temido, afirmou este domingo que "é pouco sensato achar que teríamos chegado onde chegamos sem políticas de coesão".

"É pouco sensato achar que teríamos chegado onde chegamos sem políticas de coesão, tem termos de estradas, infraestruturas, escolas, hospitais, etc. Mas, sobretudo, em termos de uma coisa que é muito importante para quem defende estas ideias de que precisamos de ser mais autónomos, que é o tema das nossas qualificações e competitividade económica", explicou aos jornalistas, em declarações, em Lamego.

A socialista lembrou ainda que, "nos últimos oito anos", Portugal "cresceu sempre acima da média da União Europeia" e "cresceu dez vezes mais do que crescemos nos primeiros 15 anos do início do século". "Isso faz-se porque os resultados das políticas de qualificações das pessoas está finalmente a dar resultado", sustentou.

Temido diz que Portugal recuperou do atraso por força dos fundos europeus

Temido diz que Portugal recuperou do atraso por força dos fundos europeus

A cabeça de lista do PS às europeias defendeu hoje que foi por força dos fundos europeus que Portugal conseguiu recuperar do atraso em que se encontrava, pela situação geográfica de afastamento e, sobretudo, pela falta de qualificações.

Lusa | 21:09 - 02/06/2024

Moedas "chocado" por ver PS "colar Von der Leyen à extrema-direita"

Lusa | há 4 semanas

O mandatário nacional da AD para as europeias, Carlos Moedas, disse hoje estar chocado por ver o PS tentar colar a presidente da Comissão à União Europeia à extrema-direita, acusando os socialistas de se alimentarem dos extremos.

Na primeira vez que se junta à campanha da AD no período oficial, o também presidente da Câmara Municipal de Lisboa enalteceu a forma de fazer política diferente quer do cabeça de lista da AD, Sebastião Bugalho, quer do Governo PSD/CDS-PP nos primeiros dois meses.

"Quando nós fazemos, o PS cria uma narrativa: 'Ah não, quem pensou isto fomos nós, quem lançou a ideia fomos nós'. O problema é que eles não fizeram. O PS é hoje é o dono do que não feito, nós somos donos daquilo que se faz", defendeu.

Catarina Martins diz que problema do plano de saúde "é que é fraquinho"

Lusa | há 4 semanas

A candidata do BE às eleições europeias desvalorizou hoje a polémica sobre o envolvimento de uma consultora privada na elaboração do plano de emergência para a saúde do Governo, considerando que o verdadeiro problema "é que é fraquinho".

"O pior problema é que o plano é mau. Eu acho mesmo que essa é mesmo a grande questão. Contratando ou não contratando, o Governo fez um mau plano e pelos vistos a empresa privada que contratou foi copiar o que já tinha feito o governo do PS. É fraquinho", considerou Catarina Martins.

Mais de sete mil eleitores votaram de manhã em Lisboa

Lusa | há 4 semanas

Mais de sete mil eleitores exerceram hoje de manhã antecipadamente o seu direito de voto para as eleições europeias, do próximo domingo, na Cidade Universitária de Lisboa, com alguns a considerarem que o "futuro da Europa está em causa".

Mais de sete mil eleitores votaram de manhã em Lisboa

Mais de sete mil eleitores votaram de manhã em Lisboa

Mais de sete mil eleitores exerceram hoje de manhã antecipadamente o seu direito de voto para as eleições europeias, do próximo domingo, na Cidade Universitária de Lisboa, com alguns a considerarem que o "futuro da Europa está em causa".

Lusa | 14:54 - 02/06/2024

Temido diz que quem conhece bem setor da saúde "não compra a terceiros"

Lusa | há 4 semanas

A cabeça de lista do PS às eleições europeias rejeitou hoje que a secretaria geral do Ministério da Saúde tenha feito contratos com entidades privadas enquanto foi ministra, porque quem conhece bem o setor "não compra a terceiros".

"O Ministério da Saúde, através da Secretaria-Geral, que é a entidade que realiza as aquisições, não realizou contratos com consultoras privadas. Agora quando se diz universo da saúde, que foi o que foi referido, terá de se questionar o vasto universo da saúde", referiu Marta Temido.

Nuno Melo destaca "grande afluência às urnas" no Porto

Lusa | há 4 semanas

O ministro da Defesa, Nuno Melo, afirmou hoje no Porto que "a grande afluência às urnas" para o voto antecipado nas eleições europeias "é um bom prenúncio" para a tentativa de baixar a taxa de abstenção.

Em declarações aos jornalistas após ter votado no Pavilhão Rosa Mota, o governante considerou que as "pessoas estão hoje mais interessadas no projeto europeu".

Questionando sobre o facto de haver muitos jovens nas filas, o ministro confirmou-o e saudou essa afluência em particular.

"Noutras eleições europeias, com grandes taxas de abstenção, os jovens tendiam a ser os mais abstencionistas e, segundo estudos mais recentes, essa tendência está a inverter-se", enfatizou Nuno Melo.

Bugalho preocupado com meio ambiente, desvaloriza ambiente da campanha

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista da AD às eleições europeias mostrou-se hoje preocupado com o meio ambiente e as consequências das alterações climáticas, mas desvalorizou o ambiente criado na campanha pela troca de acusações entre as candidaturas.

Bugalho preocupado com meio ambiente, desvaloriza ambiente da campanha

Bugalho preocupado com meio ambiente, desvaloriza ambiente da campanha

O cabeça de lista da AD às eleições europeias mostrou-se hoje preocupado com o meio ambiente e as consequências das alterações climáticas, mas desvalorizou o ambiente criado na campanha pela troca de acusações entre as candidaturas.

 Lusa | 13:47 - 02/06/2024

Cotrim pede às pessoas para não desperdiçarem a oportunidade de votar

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) fez um "derradeiro apelo" aos que se inscreveram hoje no voto antecipado para não desperdiçarem esta oportunidade de votar, sublinhando que domingo ainda o podem fazer em qualquer ponto do país.

"É um último derradeiro apelo a que as pessoas que se inscreveram no voto antecipado o pudessem fazer", insistiu João Cotrim de Figueiredo frente à Câmara Municipal de Faro, depois destas declarações aos jornalistas estarem inicialmente agendadas para junto a uma mesa de voto naquela localidade.

PAN reforça intenção de criar comissário europeu para o bem-estar animal

Lusa | há 4 semanas

O candidato do PAN às eleições europeias reforçou hoje a intenção de propor a criação de um comissário europeu para o bem-estar animal e de abolir os testes de todos os produtos industriais em animais vivos.

PAN reforça intenção de criar comissário europeu para o bem-estar animal

PAN reforça intenção de criar comissário europeu para o bem-estar animal

O candidato do PAN às eleições europeias reforçou hoje a intenção de propor a criação de um comissário europeu para o bem-estar animal e de abolir os testes de todos os produtos industriais em animais vivos.

Lusa | 13:38 - 02/06/2024

Marcelo já votou antecipadamente: "É uma vantagem contra a abstenção"

Notícias ao Minuto | há 4 semanas

O Presidente da República já votou antecipadamente para as Eleições Europeias, em Celorico de Basto. "É uma resposta muito boa a dos portugueses a este voto antecipado. Aumentou o número 20%, vamos ver se aparecem mesmo, mas o dia está bom, por todo o território. O que significa que não há razão para não aparecerem", começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa. 

"Isto facilita a vida a muitos portugueses. No meu caso, como tenho de estar no 10 de Junho, que começa no dia 8, era impossível no dia 9 estar a vir lá de baixo aqui acima votar. Para os portugueses, que têm a sua vida, os seus compromissos pessoas, é uma maneira de terem o seu dever cumprido. É uma vantagem contra a abstenção", continuou.

A expetativa do chefe de Estado é que "seja possível baixar" os números da abstenção de 2019. "Tudo o que seja criar estímulos e incentivos para que as pessoas votem é bom", reconheceu acerca do voto antecipado e em mobilidade.

"É uma grande vantagem". Marcelo elogia adesão ao voto antecipado

O Presidente da República elogiou hoje a adesão dos portugueses ao voto antecipado nas eleições para o Parlamento Europeu, uma solução que, considerou, facilita muito a vida dos portugueses.

Lusa | 14:24 - 02/06/2024

Plano de saúde? "Não tem pés nem cabeça essa acusação" do PS

Lusa | há 4 semanas

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, defendeu hoje que a questão colocada pelo secretário-geral do PS sobre a eventual utilização de uma consultora privada no plano estratégico para a saúde não tem "pés nem cabeça".

"Isso não tem pés nem cabeça, não tem pés nem cabeça. Eu não vou estar a falar sobre isso agora, mas não tem pés nem cabeça, essa acusação", disse Luís Montenegro aos jornalistas, após votar antecipadamente em Espinho, no distrito de Aveiro. 

De acordo com o primeiro-ministro, "o Governo apresentou o plano de emergência e transformação na área da saúde, cujo conteúdo é não só de emergência, mas também é de transformação estrutural e isso é que é o importante".

Plano da saúde?

Plano da saúde? "Não tem pés nem cabeça essa acusação" do PS

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, defendeu hoje que a questão colocada pelo secretário-geral do PS sobre a eventual utilização de uma consultora privada no plano estratégico para a saúde não tem "pés nem cabeça".

Lusa | 12:57 - 02/06/2024

"Muito importante que Portugal tenha uma voz credível e respeitada no PE"

Lusa | há 4 semanas

O antigo Presidente da República, Cavaco Silva, apelou hoje à participação nas eleições europeias, qualificando-as de "muito importantes" para o futuro de Portugal, numa Europa que vai enfrentar desafios extremamente difíceis nos próximos anos.

Em declarações aos jornalistas após ter votado antecipadamente na Escola Secundária de Albufeira, no distrito de Faro, onde chegou por volta das 11:00, afirmou que a "liberdade, democracia e segurança, dependem muito de uma Europa forte".

 "Apelo a todos os portugueses para que não fiquem comodamente em casa no próximo domingo e exerçam o seu direito de voto", apelou Cavaco Silva, salientando que "é muito importante que Portugal tenha uma voz credível e respeitada no Parlamento Europeu e que tenham competência nas questões comunitárias e internacionais que possam ser ouvidos".

CDU pede mais proteção da natureza aliada a resposta a problemas sociais

Lusa | há 4 semanas

O cabeça de lista da CDU defendeu hoje que é necessário reforçar os meios para a proteção do ambiente, garantindo a sua articulação com a resposta aos problemas sociais e económicos, numa visita à Arrábida sabotada pelo nevoeiro.

CDU pede mais proteção da natureza aliada a resposta a problemas sociais

CDU pede mais proteção da natureza aliada a resposta a problemas sociais

O cabeça de lista da CDU defendeu hoje que é necessário reforçar os meios para a proteção do ambiente, garantindo a sua articulação com a resposta aos problemas sociais e económicos, numa visita à Arrábida sabotada pelo nevoeiro.

Tiago Almeida | 12:28 - 02/06/2024

BE reitera "compromisso pelo respeito do trabalho doméstico"

Daniela Carrilho | há 4 semanas

A cabeça de lista do BE, Catarina Martins, está hoje por Lisboa num dia de campanha dedicado às trabalhadoras domésticas, reiterando que estas têm de ser "respeitadas" e que "ainda não têm os direitos que deviam de ter".

Segundo Martins, as mulheres ali presentes "pedem esse compromisso de respeito pela sua dignidade", motivo pelo qual a candidata do BE às Europeias irá assinar o manifesto relativo a este tema na presença de todas elas.

"O compromisso pelo respeito do trabalho doméstico, de limpeza e cuidados é sobretudo um trabalho feminino, de mulheres, é muito mal pago, muito desrespeitado e nós não nos resignamos a isso", afirma a bloquista.

BE desafia candidatos a subscrever manifesto pela defesa de domésticas

BE desafia candidatos a subscrever manifesto pela defesa de domésticas

A cabeça de lista do BE às eleições europeias desafiou hoje os outros candidatos a subscrever um manifesto pela defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas porque se "o mundo não vive sem limpeza, não pode humilhar quem limpa".

Lusa | 15:12 - 02/06/2024

"Temos um Governo em campanha e com um grande sentimento de impunidade"

Daniela Carrilho | há 4 semanas

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, está com Marta Temido numa ação de campanha em Viseu e comentou o plano de emergência para a saúde, pedindo esclarecimentos sobre a participação de uma consultora privada na construção deste plano.

"A questão mais relevante é saber se teve acesso a bases de dados do SNS. São dados muito importantes, como devem imaginar, são doentes e patologias por região, sobre as necessidades em diferentes zonas do território. Percebam a importância desta informação para o setor privado da saúde", afirma Pedro Nuno.

Neste sentido, acusa que o plano foi feito com "orientação política", não valorizando os cuidados de saúde primários.

Pedro Nuno quer saber se consultora privada teve acesso a dados de doentes

Pedro Nuno quer saber se consultora privada teve acesso a dados de doentes

O secretário-geral socialista quer saber se a consultora envolvida no plano de emergência para a saúde teve acessos a "dados muito sensíveis" de doentes e por patologias e por região, considerando que faltam esclarecimentos do Governo sobre este tema.

Lusa | 14:59 - 02/06/2024

Pedro Nuno fala ainda do pedido da CNE para retirar anúncios das redes sociais, acusando o Governo de "ignorar as orientações" da CNE. "Já foi enviada uma carta, em plena campanha eleitoral, a todos os professores, agora temos uma carta para os pensionistas... Temos um Governo não só em campanha, como com um grande sentimento de impunidade", ressalta o líder socialista.

Pedro Nuno acusa Governo de impunidade por ignorar orientações da CNE

Pedro Nuno acusa Governo de impunidade por ignorar orientações da CNE

O secretário-geral do PS criticou uma carta enviada aos pensionistas em pleno período eleitoral.

Lusa | 13:49 - 02/06/2024

Campanha junto a mesas de voto? "É falta de bom senso"

Daniela Carrilho | há 4 semanas

O cabeça de lista da IL, João Cotrim Figueiredo, reagiu à ação de protesto feita por apoiantes do partido junto a uma escola em Faro, convertida em local de voto, referindo que apesar de, na sua opinião, "não ser contra a lei", uma vez que "a lei é omissa relativamente ao que se pode e não pode passar no dia de voto antecipado", considera que é "falta de bom senso". 

"O que aconteceu foi que hoje de manhã, junto à assembleia de voto onde íamos fazer esta ação, apareceram pessoas que tomaram este como mais um dia de campanha normal e estavam com bandeiras e t-shirts da Iniciativa Liberal coisa que, obviamente, embora não seja contra a lei, a lei do dia do voto antecipado não se aplica exatamente como no dia da eleição propriamente dita, mas é falta de bom senso", explicou.

Apoiantes da IL em campanha junto a local de voto. CNE recebeu queixa

Daniela Carrilho | há 4 semanas

Apoiantes da Iniciativa Liberal (IL) estiveram, na manhã deste domingo, junto a um local de voto, em Faro, no Algarve, numa ação de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) confirmou ao Notícias ao Minuto ter já recebido uma queixa devido à quebra das regras

Fernando Anastácio afirmou que a CNE já fez as diligências necessárias junto da mesa de voto e notificou a Iniciativa Liberal sobre a sua deliberação. Além disso, acrescentou que, no entender da CNE, seja em que dia for em que decorra um ato eleitoral, nunca deverá acontecer uma ação de campanha perto das assembleias de voto ou nas suas imediações.

Os homens estavam vestidos com t-shirts e empunhavam bandeiras do partido, que abanavam. No entanto, comentaram à antena da SIC Notícias, estaria um autocarro com mais apoiantes da IL a chegar ao local.

Voto em mobilidade? CNE garante que é "um processo simples e acessível"

Daniela Carrilho | há 4 semanas

O porta-voz da Comissão Nacional de Educação (CNE), Fernando Anastácio, afirmou, este domingo, que é esperado que esta ida às urnas, a contar para as Eleições Europeias, decorra com normalidade, como já tem acontecido nas últimas eleições. 

"Esta modalidade de voto já não é nova, já tem sido testada em várias eleições, nomeadamente nas legislativas, em março. De facto o número cresceu cerca de 20%, temos cerca de 250 mil eleitores que se inscreveram e que hoje irão exercer em todo o país o seu direito de voto", começa por dizer Fernando Anastácio em entrevista à SIC Notícias.

No que diz respeito ao voto em mobilidade, o porta-voz da CNE refere que dá "a possibilidade a qualquer português, esteja ele onde estiver, sem qualquer inscrição prévia, munido do seu cartão de cidadão, de poder deslocar-se a uma mesa de voto e votar. É um processo extremamente simples, é de uma maior acessibilidade e, por isso, achamos que podemos facilitar o exercício de votar e conter, por esta forma, a abstenção".

Voto em mobilidade? CNE garante que é

Voto em mobilidade? CNE garante que é "um processo simples e acessível"

Este domingo é dia de voto antecipado para as eleições europeias, com mais de 250 mil eleitores inscritos nesta modalidade para exercer o seu direito.

Notícias ao Minuto | 08:22 - 02/06/2024

Montenegro votou antecipadamente "para dar o exemplo" aos portugueses

Daniela Carrilho | há 4 semanas

Luís Montenegro falou aos jornalistas revelando que decidiu votar antecipadamente "para dar o exemplo".

"Nesta eleição, este ano, dá-se a circunstância de que o dia das eleições propriamente dito ser uma véspera de feriado, um feriado nacional, portanto, um fim de semana propício a que muitos portugueses e portuguesas possam aproveitar para descansar e eventualmente para fazer umas curtas férias. E este instrumento é muito fácil de ser utilizado, precisamente para poder conciliar as agendas profissionais e pessoais dos cidadãos com a possibilidade de exercer o seu direito de voto", afirmou Montenegro.

O primeiro-ministro espera que "haja um bom índice de participação" - pelo menos mais de 252 mil pessoas fizeram a inscrição para votar antecipadamente. "Pode ser que isto seja encarado como uma vontade de participar e decidir aquela que é a representação portuguesa no Parlamento Europeu", acrescenta.

Luís Montenegro já votou antecipadamente em Espinho

Daniela Carrilho | há 4 semanas

O primeiro-ministro Luís Montenegro já votou antecipadamente numa escola primária em Espinho. O governante chegou ao local a pé, acompanhado da sua mulher.

Montenegro já votou antecipadamente (e sublinha

Montenegro já votou antecipadamente (e sublinha "operação gigantesca")

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, votou hoje em Espinho por antecipação para as eleições europeias, recordando que todos os eleitores podem votar em qualquer mesa de voto do país no próximo domingo, sublinhando o empenho do Governo nessa "operação gigantesca".

Lusa | 12:27 - 02/06/2024

Mais de 252 mil eleitores podem votar hoje antecipadamente nas Europeias

Lusa | há 4 semanas

Mais de 252.000 eleitores portugueses, entre os quais o Presidente da República e o primeiro-ministro, podem hoje votar antecipadamente para as eleições europeias, de 09 de junho.

De acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI), inscreveram-se para votar em mobilidade para as eleições europeias 252.209 eleitores, número mais de 20% superior aos 208.007 que optaram pelo voto antecipado nas últimas eleições legislativas, de 10 de março passado.

Hoje, quem se inscreveu até quinta-feira passada, poderá exercer o seu direito no município que escolheu quando solicitou o voto antecipado.

Caso o eleitor se tenha inscrito para votar antecipadamente mas não consiga exercer esse direito hoje, poderá votar no dia das eleições, 9 de junho, em qualquer parte do país.

PS e AD ao Centro em dia de votação antecipada de Marcelo e Montenegro

Lusa | há 4 semanas

Os cabeças de lista às europeias da AD e do PS vão estar hoje no centro do país em campanha no mesmo dia em que o primeiro-ministro e o Presidente da República vão votar antecipadamente.

PS e AD ao Centro em dia de votação antecipada de Marcelo e Montenegro

PS e AD ao Centro em dia de votação antecipada de Marcelo e Montenegro

Os cabeças de lista às europeias da AD e do PS vão estar hoje no centro do país em campanha no mesmo dia em que o primeiro-ministro e o Presidente da República vão votar antecipadamente.

Lusa | 06:21 - 02/06/2024

Início de cobertura

Daniela Carrilho | há 4 semanas

Bom dia. Acompanhe aqui AO MINUTO mais um dia de campanha para as Eleições Europeias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório