Ana Gomes criticou, este sábado, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, por ter recusado comentar assuntos da atualidade, na nona e penúltima etapa da 85.ª Volta a Portugal, a que assistiu hoje, especificamente sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o encerramento de várias urgências no fim de semana.
"O PM [primeiro-ministro] hoje só quis falar sobre ver esse magno problema nacional que é o… ciclismo", ironizou Ana Gomes, numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter).
"SNS a rebentar, com hospitais e maternidades fechadas por falta de pessoal, é tema irrelevante, despropositado, lana caprina para o carneiral nacional… um grande artista do luso-ciclismo, este PM", atirou.
De notar que Montenegro assistiu à nona etapa da 85.ª Volta a Portugal no carro do diretor da prova, Joaquim Gomes, para "prestar homenagem" aos ciclistas, escusando-se a responder a quaisquer outras perguntas dos jornalistas.
Montenegro recusou responder a questões sobre o fecho de serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia, bem como às críticas do Partido Socialista e do Chega ao Governo, e reiterou só falar de ciclismo.
"Teremos outras oportunidades de falar desses assuntos. O meu foco hoje é esta etapa, uma grande festa com uma paixão enorme por parte de muita gente que estará na beira das estradas", respondeu.
Mais à frente, limitou-se a comparar o ato de governar um país com uma corrida de ciclismo e, mais uma vez, não quis falar de assuntos da atualidade.
Leia Também: "Na atividade política, há algumas semelhanças com o ciclismo"