Protestos no Reino Unido? "Também poderia acontecer em Portugal"

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, afirmou que os protestos ocorridos no Reino Unido, na sequência de um ataque que vitimou três crianças, entre as quais uma portuguesa, são "um assunto muito preocupante".

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
12/08/2024 09:40 ‧ 12/08/2024 por Notícias ao Minuto

País

Rui Moreira

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, afirmou, no domingo, que os protestos violentos que têm ocorrido no Reino Unido são "um assunto muito preocupante" e que "também poderia acontecer em Portugal". 

 

Durante um espaço de comentário na CNN Portugal, Rui Moreira explicou que os protestos de extrema-direita começaram depois de um jovem com "problemas psiquiátricos" esfaquear várias crianças em Southport. Três acabaram por morrer, entre as quais uma portuguesa. 

Rui Moreira explicou que o atacante "nasceu em Inglaterra" e vem de "uma família católica, pelos vistos praticante". Ainda assim, houve "uma explosão de violência em Inglaterra contra os imigrantes, que ele naturalmente não é mas, pior do que isso, contra mulçumanos, que ele nunca foi". "As redes sociais funcionam como o propagador desta notícia", afirmou Rui Moreira.

O autarca do Porto salientou que estes protestos "numa sociedade tão tolerante como a sociedade inglesa é motivo para nos preocupar muito". "Esta tentativa permanente de associar à imigração estes crimes violentos depois acaba por resultar nestas explosões de ódio e ódio nacionalista", considerou.

Rui Moreira recordou ainda o Brexit e razão principal pela qual os ingleses optaram por sair da União Europeia. "Toda a gente pensava que era a burocracia de Bruxelas, eles disseram que era a política de imigração", apontou, realçando, contudo, a "velhíssima tradição de imigração".

"Não há aqui apenas islamofobia, é uma reação contra todos os que não têm a pele branca inglesa", afirmou Rui Moreira.

Leia Também: Tornada pública última fotografia de portuguesa que morreu em Southport

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas