O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou, esta quarta-feira, que espera um "discurso de responsabilidade" do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e deixou um alerta ao Partido Socialista (PSP) sobre a aprovação do Orçamento do Estado.
"Espero, sobretudo, um discurso de responsabilidade. O país espera que se encontrem soluções para os muitos problemas que existem", afirmou, em declarações aos jornalistas, à margem da Festa do Pontal, em Quarteira.
Aguiar-Branco frisou ainda que "os portugueses esperam que o Governo possa governar e a oposição possa fiscalizar à ação do Governo" e que os "portugueses não desejam eleições antecipadas", esperando, por isso, a "aprovação do Orçamento do Estado".
"Confio no sentido de responsabilidade e de Estado também do Partido Socialista (PS)", disse, referindo-se às negociações para o Orçamento do Estado para 2024. "Chamo à atenção que para viabilizar um Orçamento não é preciso votar a favor. Há abstenção, que é um voto que permite que um governo governe e que a oposição fiscalize".
Sublinhe-se que o discurso do primeiro-ministro e líder social-democrata, Luís Montenegro, na habitual Festa do Pontal, no Algarve, marca hoje ao final do dia a 'rentrée' política do PSD.
O PSD é o primeiro partido com assento na Assembleia da República a marcar o seu regresso à atividade política com uma tradicional iniciativa da agenda social-democrata à qual se costumam juntar várias figuras do partido.
A Festa do Pontal, cuja animação musical ficará este ano a cargo de um concerto de José Cid, começa ao final da tarde no Calçadão de Quarteira, concelho de Loulé, sendo o momento alto o discurso de Luís Montenegro.
Leia Também: "Portugueses podem ter orgulho no Governo que governa Portugal"