Subida de custo de vida foi maior razão de voto em Portugal nas Europeias

O aumento do custo de vida foi a razão que levou maioria dos portugueses (59%) a votar nas eleições europeias de junho, segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado pelo Parlamento Europeu (PE).

Notícia

© Global Imagens

Lusa
03/10/2024 13:07 ‧ 03/10/2024 por Lusa

Política

Eurobarómetro

Portugal é o segundo Estado-membro com maior percentagem de inquiridos que selecionaram a subida de preços e do custo de vida como principal incentivo para votar, depois da Grécia (70%), e acima da média da UE (42%).

 

A proteção social, a previdência social e o acesso a cuidados de saúde ficou em segundo lugar (PT 51%, UE 24%) e a situação económica em terceiro (PT 42%, UE 41%), de acordo com o inquérito pós-eleitoral.

Entre os inquiridos abstencionistas, a maioria (54%) também selecionou a subida da inflação e do custo de vida como o principal motivo que os teria levado a votar nas eleições ao PE (UE 46%).

A situação económica foi a escolha para 42% dos inquiridos que se abstiveram (UE 36%), empatada com a proteção social e cuidados de saúde (UE 25%).

Em Portugal, foram realizadas 1.010 entrevistas (26 mil na UE) entre 15 de junho e 04 de julho para o inquérito realizado na sequência das eleições de 06 a 09 de junho.

Leia Também: Bolsas europeias em baixa, cautelosas devido às tensões no Médio Oriente

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas