Partidos voltam a bater recorde com mais de 2.100 propostas de alteração ao OE

Os partidos com assento parlamentar entregaram 2.123 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), voltando assim a bater o recorde de alterações ao documento, sendo que terminou hoje o prazo.

Notícia

© Lusa

Lusa
15/11/2024 20:59 ‧ 15/11/2024 por Lusa

Política

OE2025

No ano passado, tinha-se estabelecido um recorde, com os partidos a entregarem 1.864 propostas de alteração. Este ano, os deputados voltaram a atingir um novo máximo, com 2.123 propostas de alteração.

 

Segundo as propostas que já deram entrada no Parlamento até às 20h30, o prazo definido, o partido que apresentou mais alterações foi o Chega, com 637 propostas de alteração, seguido pelo PCP, com 510 propostas, e o Bloco de Esquerda, com 301. Deram entrada no parlamento 251 propostas do Livre, 238 do PAN, 79 da Iniciativa Liberal, 41 do PS e 66 dos partidos que apoiam o Governo, PSD e CDS.

O PSD e o CDS-PP já tinham sinalizado que iriam entregar no Parlamento uma proposta de alteração que eleva para 54,5 milhões de euros a dotação da área do Desporto, corrigindo a verba inscrita pelo Governo. Hoje, anunciaram que iriam entregar cerca de 40 propostas de alteração ao OE2025 que, entre perda de receita e aumento da despesa, vão ter um custo adicional de 40 milhões de euros.

PSD e CDS apresentam cerca de 40 propostas com custo extra de 40 milhões

PSD e CDS apresentam cerca de 40 propostas com custo extra de 40 milhões

PSD e CDS-PP anunciaram hoje que entregarão cerca de 40 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 que, entre perda de receita e aumento da despesa, vão ter um custo adicional de 40 milhões de euros.

Lusa | 17:54 - 15/11/2024

Já o PS entregou um "conjunto restrito" de alterações que incluem a atualização de forma estrutural e permanente das pensões mais baixas, a criação de um regime de dedicação exclusiva ao Serviço Nacional de Saúde e investimento em habitação a preços acessíveis.

PS propõe atualização estrutural e permanente de pensões mais baixas

PS propõe atualização estrutural e permanente de pensões mais baixas

O PS propôs hoje a atualização de forma estrutural e permanente das pensões mais baixas, a criação de um regime de dedicação exclusiva ao Serviço Nacional de Saúde e investimento em habitação a preços acessíveis.

Lusa | 14:26 - 15/11/2024

O Chega, por sua vez, propôs uma atualização adicional das pensões em 1,5% e uma redução da taxa de IRC em dois pontos percentuais, de 21% para 19% para a discussão na especialidade do OE2025.

O partido propõe ainda a atualização adicional de 1,5% para todas as pensões até 1.018,52 euros (o equivalente a duas vezes o IAS - indexante de apoios sociais), além da atualização já prevista para cobrir a inflação.

Chega quer cortar despesas políticas dos municípios e reduzir autarcas

Chega quer cortar despesas políticas dos municípios e reduzir autarcas

O Chega vai propor a redução em 15% dos "gastos políticos" dos municípios e entregar uma proposta para cortar para metade o número de autarcas ao longo de quatro anos, diminuindo também as freguesias.

Lusa | 15:14 - 15/11/2024

Entre as propostas da IL destaca-se a redução do IRC para 12% para a generalidade das empresas - com exceção das grandes multinacionais, que são abrangidas pelo regime do imposto mínimo global de 15%.

IL promete não inviabilizar

IL promete não inviabilizar "nenhuma proposta que implique descida de IRC"

O líder da Iniciativa Liberal prometeu hoje não inviabilizar qualquer proposta em sede orçamental que implique uma descida de IRC, apesar de considerar que uma redução de dois pontos percentuais é insuficiente.

Lusa | 16:45 - 15/11/2024

À Esquerda, o BE propôs que as pensões sejam aumentadas pelo menos 50 euros no próximo ano e que o subsídio de refeição passe a ser universal, estendendo este direito aos trabalhadores do setor privado. Além disto, o BE avança com uma alteração à lei para que todas as pensões sejam atualizadas pelo menos pelo valor da inflação.

O Bloco de Esquerda defende também a taxação de fortunas acima dos três milhões de euros e a criação de um imposto 'Elon Musk' para taxar grandes empresas de serviços digitais, no âmbito da discussão orçamental.

OE2025. BE apresenta propostas para

OE2025. BE apresenta propostas para "um sistema fiscal mais justo"

A dirigente do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, apresentou, esta segunda-feira, três propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2025. Estas alterações focam-se em mudanças às taxas aplicadas sobre grandes fortunas, às empresas de serviços digitais e sobre a contabilização e redistribuição do IMT.

Notícias ao Minuto com Lusa | 16:17 - 11/11/2024

Já o PCP propôs a criação de um passe de 50 euros que dê acesso a todos os transportes entre uma área metropolitana e uma região limítrofe, por exemplo entre Lisboa e Santarém ou Porto e Braga.

PCP propõe novo passe que ligue áreas metropolitanas a regiões limítrofes

PCP propõe novo passe que ligue áreas metropolitanas a regiões limítrofes

O PCP propôs hoje a criação de um passe de 50 euros que dê acesso a todos os transportes entre uma área metropolitana e uma região limítrofe, por exemplo entre Lisboa e Santarém ou Porto e Braga.

Lusa | 16:25 - 12/11/2024

Do lado do Livre avançaram propostas para um programa de incentivos para o regresso ao país de profissionais de saúde emigrados, aumentar os professores em início de carreira e estudar a criação de uma ajuda estatal à compra da 1.ª habitação.

Livre quer 'Programa Regressar' para a Saúde (e aumentar professores)

Livre quer 'Programa Regressar' para a Saúde (e aumentar professores)

O Livre propôs hoje um programa de incentivos para o regresso ao país de profissionais de saúde emigrados, aumentar os professores em início de carreira e estudar a criação de uma ajuda estatal à compra da 1.ª habitação.

Lusa | 17:19 - 15/11/2024

O PAN apresentou mais de 200 propostas para o debate na especialidade do Orçamento do Estado entre as quais a exclusão de rendimentos acima dos 45 mil euros anuais do IRS Jovem e o alargamento deste regime a jovens dependentes.

PAN quer excluir maiores rendimentos do IRS Jovem e alargar regime

PAN quer excluir maiores rendimentos do IRS Jovem e alargar regime

O PAN vai apresentar mais de 100 propostas para o debate na especialidade do Orçamento do Estado entre as quais a exclusão de rendimentos acima dos 45 mil euros anuais do IRS Jovem e o alargamento deste regime a jovens dependentes.

Lusa | 19:06 - 12/11/2024

As votações na especialidade arrancam na próxima sexta-feira, culminando na votação final global do documento a 29 de novembro.

Leia Também: PS quer garantir manutenção da publicidade na RTP

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas