OE2025. Livre faz aprovar novo ciclo da estratégia nacional anticorrupção

O Livre fez inscrever no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) um novo ciclo da estratégia nacional anticorrupção que preveja um plano de ação que assegure a sua implementação e monitorização.

Notícia

© Reinaldo Rodrigues

Lusa
27/11/2024 20:02 ‧ há 2 horas por Lusa

Política

OE2025

Nas votações na especialidade que decorrem esta tarde no parlamento, o Livre conseguiu ver aprovada uma proposta para que o Governo aprove, durante o próximo ano, "um novo ciclo da Estratégia Nacional Anticorrupção, dotando-a de um plano de ação específico para assegurar a sua implementação e monitorização".

 

Assim, esta estratégia terá que ter objetivos e medidas específicas, descrição do papel das entidades responsáveis pela execução das métricas, definição de um calendário e prazos de execução e publicação de indicadores de concretização.

"Devem ser publicados relatórios anuais de monitorização da implementação do plano de ação, os quais devem igualmente ser remetidos à Assembleia da República", estabelece ainda a proposta.

Os partidos que suportam o Governo conseguiram fazer aprovar alteração para que fiquem isentos da fiscalização prévia do Tribunal de Contas "os procedimentos de contratação pública respeitantes à aquisição de bens ou serviços relativos ao dispositivo de combate aos incêndios e da prevenção estrutural e os que se enquadrem no âmbito do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais e do Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais da Região Autónoma da Madeira".

Leia Também: Aprovado aumento do complemento de alojamento para estudantes deslocados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas