Carlos Guimarães Pinto suspende mandato por um mês

O deputado da Iniciativa Liberal Carlos Guimarães Pinto vai suspender o seu mandato por 30 dias, por "motivos pessoais", sendo substituído durante esse período por Albino Ramos, "número três" do partido no Porto nas últimas legislativas.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
18/12/2024 17:22 ‧ há 2 horas por Lusa

Política

Iniciativa Liberal

Este pedido de suspensão do mandato foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República no início da sessão plenária.

 

Segundo foi anunciado pelo secretário da Mesa da Assembleia da República, o deputado do PSD Jorge Paulo Oliveira, Carlos Guimarães Pinto pediu a suspensão do mandato entre 07 de janeiro e 05 de fevereiro.

Nesse período, irá realizar-se a Convenção Nacional da IL, em 01 e 02 de fevereiro na Área Metropolitana de Lisboa, na qual será eleito o presidente do partido.

À Lusa, fonte da IL indicou que a suspensão de mandato de Carlos Guimarães Pinto já estava "prevista há vários meses" e deve-se a "motivos pessoais".

Carlos Guimarães Pinto será substituído durante esse período por Albino Ramos, "número três" da lista da IL no círculo eleitoral do Porto nas últimas legislativas, que foi encabeçada por Carlos Guimarães Pinto e que tinha como "número dois" Patrícia Gilvaz, tendo ambos sido eleitos.

Guimarães Pinto foi o presidente da IL entre 2018 e 2019, altura em que decidiu que deixaria de se "intrometer na política interna" do partido, segundo disse à agência Lusa em 2022.

Desde então, Carlos Guimarães Pinto nunca apoiou qualquer candidato à liderança da IL nem participou presencialmente nas diferentes convenções eletivas do partido que se realizaram.

Neste período de votações, foi também aprovado um pedido de suspensão de mandato da deputada do Bloco de Esquerda (BE) Marisa Matias.

De acordo com fonte oficial da bancada bloquista, a suspensão de mandato vai decorrer entres os dias 23 de dezembro de 2024 e 23 de janeiro de 2025 "por motivos pessoais e familiares".

Durante esse mês de ausência, Marisa Matias será substituída por Isabel Pires, que tem um mestrado em Ciência Política e já exerceu o mandato como deputada à Assembleia da República noutras legislaturas, bem como nesta sessão legislativa, em abril.

Leia Também: SNS? "Não é desumano nem é descabido exigir documentação aos migrantes"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas