Nuno Cardoso, antigo presidente da Câmara Municipal do Porto e recandidato, como independe, ao cargo, vai participar, no Clube dos Pensadores de dia 7 de fevereiro, que se realiza no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.
De acordo com o fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, Nuno Cardoso vai debruçar-se sobre "as eleições autárquicas vs. política local".
"Nas eleições autárquicas é permitido concorrer candidatos independentes, ao contrário, nas eleições legislativas não podem concorrer deputados independentes salvo se forem integrados em listas de partidos", lembra o responsável, acrescentando que "os independentes podem concorrer a uma autarquia, mas tudo é-lhes dificultado".
"Não se pode tentar querer ganhar na secretaria, um jogo que deve ser igual para ambas as partes: partidos e independentes. As regras do jogo estão viciadas à partida", atira.
Para Joaquim Jorge "uma candidatura independente exige", por isso, "um conjunto de condições prévias, mais complexo que as apresentadas para formar um partido, nomeadamente um número vasto de assinaturas e uma especial capacidade financeira por parte da estrutura de apoio".
Joaquim Jorge revela ainda que convidou para a conversa também Carlos Moedas que respondeu: "Agradeço imenso o convite, mas nesta altura ausentar-me de Lisboa é muito difícil. Temos que pensar numa data com antecedência".
Leia Também: "Aposentados: público vs. privado"