"O Orçamento do Estado é uma continuação da política da troika. Este é um orçamento de empobrecimento dos trabalhadores, reformados, pensionistas, jovens e desempregados, o favorecimento do grande capital, que contrasta com o ataque aos rendimentos e direitos dos trabalhadores. O ataque às funções sociais continua", disse o deputado comunista Paulo Sá, no Parlamento, esta quarta-feira.
Com a chegada da proposta do orçamento, o comunista indica: "Apesar do encerramento da troika formal, este orçamento continua com essa política de propaganda que o Governo fez relativamente à alegada recuperação da soberania, na realidade este orçamento continua a política da troika e isso revela-se no facto de o Governo tentar tornar em definitivas aquelas medidas que anunciou como sendo provisórias".
"É brutal a carga fiscal dos rendimentos dos trabalhadores. Mais de 11 mil milhões foram cobrados em três anos. A receita prevista para o próximo ano em IRS e IVA será mil milhões de euros superior à receita prevista. O devolver o valor da sobretaxa é um embuste", continua e acrescenta que é quase impossível devolver o valor da sobretaxa".
"Estão a fazer uma promessa que não se concretizará. Não haverá qualquer reembolso em 2016. É uma política de empobrecimento, é um desatre nacional", remata.