O Estado Social é o "maior problema do Governo"

Este Governo tem atuado bem, perante a crise em que vive o país, mas tem pela frente um grande inimigo: o Estado Social.

Notícia

©

Andrea Pinto
16/02/2015 22:48 ‧ 16/02/2015 por Andrea Pinto

Política

Medina Carreira

Em análise às três crises que se registaram em Portugal nos últimos 40 anos, Medina Carreira afirmou esta noite, no programa ‘Olhos nos olhos’ da TVI24 que “falar é fácil, mas manter os resultados não”. Embora o Governo tenha agido de forma controlada, nos últimos anos, terá sempre um grande problema.

Lembrando as crises pelas quais passou o país, sobretudo a de 2010, Medina Carreira afirmou que “em 20 anos os portugueses não aprenderam nada”.

“Neste momento estamos encravados. Estamos em debilidade mas se houver um levantar da cabeça, há logo asneira”, afirmou, referindo que a austeridade” não é nada que alguém queira”.

Afirmando que a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, “é alguém que em poucas palavras consegue explicar tudo” pois “tem as ideias muito arrumadas”, deixou críticas aos portugueses e aos que se manifestam sem “perceberem o que se esta a passar”.

Recordando os últimos três anos, o comentador deixou um elogio ao Governo e identificou o problema de Portugal.

“Estes três anos e meio foram vividos, por influência da troika, com um certo sentido de realidade. Nisso presto homenagem ao Governo. Tem agido, nem sempre bem, mas não derrapou. Mas há uma grande dificuldade dentro da realidade: para pôr as despesas na realidade tem que se enfrentar cinco milhões de pessoas que é o Estado Social.[...] Porque quando se mexe numa despesa, metade da população portuguesa, que é a que está debaixo do chapéu do Estado", vai-se insurgir e essa é uma “situação muito complicada”, disse.

É por isto que Medina Carreira refere que “tem receio dos anos próximos” porque as situações de crise “ não vão passar à história".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas