Durante o programa ‘Olhos nos olhos’, da TVI24, Henrique Medina Carreira afirmou que “o sistema político está progressivamente a ser desqualificado”. O comentador considera que existe má gestão política dentro dos partidos porque “os deputados que ficam são escolhidos a dedo”, assemelhando o processo de seleção “às assembleias dos tempos de Salazar”.
Medina Carreira considera que a eleição dos deputados é um jogo de favores, afirmando que “o futuro deputado não tem de ter qualidade para ser escolhido” e que essa realidade não pode ser alterada, uma vez que “o cidadão, quando vota, vota no partido e não nos deputados”.
O comentador alertou ainda para a aprovação de outro fenómeno que intitula “profissionais da política, isto é, aqueles com cursos noutras áreas” e que chegam ao panorama político “através das equivalências”. Como consequência destas ações, Medina Carreira afirma que irão levar a uma maior degradação do cenário político. “Vamos ter partidos cada vez piores, gente cada vez mais dependente dentro dos partidos e um sistema político cada vez pior”, concluiu.