"Se ouvir um político a prometer o social é porque está a caçar votos"

No seu espaço de comentário semanal no programa 'Olhos nos Olhos', na TVI, Medina Carreira, considerou que os três temas mais sensíveis em época eleitoral são: a reestruturação da dívida, o euro e o problema da austeridade.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
15/09/2015 23:22 ‧ 15/09/2015 por Notícias Ao Minuto

Política

Medina Carreira

“Acho preferível que a sociedade perceba que nós [o Estado] andámos a gastar em demasia”. É assim que Medina Carreira justifica o facto de a troika ter entrado há quatro anos em Portugal.

Para Henrique Medina Carreira, “fosse qual fosse o Governo tinha que se começar a cortar”.

“O nosso problema do peso da dívida pública é parecido com o problema colonial do tempo do Estado Novo. Não se é capaz de dominar a despesa pública e por conseguinte, as exigências em matéria de imposto são muito grandes”, explica.

O comentador indica ainda que o grande problema da despesa prende-se com o aspeto social. “Não se consegue dominar a despesa pública porque muito dela é social. Ninguém pode ganhar as eleições se não disser que favorece o social. Tem sempre de gastar mais se não não há votos. Há uma distorção com a sociedade e as eleições que não é vencível”, garante.

“Os governos que entram têm de ceder à demagogia, à mentira e à incapacidade para manter a capacidade eleitoral”, afirma.

“Quando ouvir um político a prometer o estado social é porque ele está a caçar votos, mas nem sabe se tem dinheiro para mantê-lo”, remata. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas