No programa ‘Olhos nos Olhos’, da TVI 24, Medina Carreira e o seu convidado, Avelino de Jesus, comentaram a difícil situação de formação de governo.
O professor do ISEG mostra-se preocupado com o rumo das negociações. “O que eu vejo são propostas de aumento de despesa, quer nas negociações do PS com coligação, quer do PS com BE e PCP. Estas negociações não estão a ter em linha de conta a atual situação do país”, explica o especialista.
Quando questionado sobre a possibilidade de um terceiro resgate, caso estas negociações não corram da melhor forma, Avelino de Jesus crê que há “risco”. “Julgo que há, de facto, pouca competência por parte dos agentes políticos, as medidas que vão pondo em cima da mesa não são as adequadas para um país como Portugal”, afirmou.
Já Medina Carreira vê como “conversa fiada” as negociações a que estamos a assistir, ressalvando que os partidos não discutem o mais importante: dinheiro. “Hoje discute-se pró-austeridade e contra a austeridade, estamos a falar de dinheiro, os que dispensam a austeridade pensam que têm dinheiro para a dispensar. Sendo este um problema de dinheiro, é espantoso que não se fale de dinheiro”, completa o professor.