Foi há pouco mais de um ano que uma opinião pública viria a incomodar um ministro ao ponto de este apresentar a demissão pela forma como expressou o seu desagrado. Em abril de 2016, João Soares, então ministro da Cultura, recordava um "par de bofetadas" aos colunistas do jornal Público Augusto Seabra e Vasco Pulido Valente.
Passado um ano, um novo caso surge e envolve o mesmo tipo de intervenientes: Um membro do Partido Socialista, desta vez Ascenso Simões, e outro colunista,João Marques Almeida, que escreve para o site Observador.
No texto em questão, João Marques Almeida faz uma analogia entre o perfil político de António Costa e Donald Trump, algo que o deputado socialista não gostou, tendo por isso escrito, na sua conta no Twitter, que "João Marques Almeida tem no @observadorpt um vergonhoso texto em q[ue] compara Costa a Trump. Para este comportamento só 1 par de bofetadas."
João Marques Almeida tem no @observadorpt um vergonhoso texto em q compara Costa a Trump. Para este comportamento só 1 par de bofetadas.
— ascenso luís simões (@AscensoSimoes) 1 de maio de 2017