O futuro das nossas cidades passam por uma maior atenção em relação ao consumo de recursos como a água e à eficiência energética, conceitos em que o arquiteto Stefano Boeri se inspirou para um dos seus mais recentes projetos.
O projeto diz respeito a uma Cidade Florestal Inteligente em Cancun, no México, que é 100% auto-suficiente com capacidade para 130 mil habitantes e, tão ou mais importante, para 7.5 milhões de plantas. O objetivo de Boeri foi chegar a um equilíbrio entre parques públicos, jardins privados e construção.
No total, diz o projeto que esta cidade tem a capacidade de absorver 116 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Com carros banidos e com todo o transporte assente em meios públicos movidos a eletricidade, Boeri espera que esta cidade possa poluir ainda menos o ar.
Naturalmente, esta cidade trata-se de um projeto sem qualquer previsão de se vir a materializar numa cidade real. Ainda assim, as imagens na galeria acima podem dar uma ideia da organização que as nossas cidades possam vir a integrar de futuro.