A Google e a Apple parecem estar envolvidas num aceso debates com países europeus como o Reino Unido, a França e a Alemanha a respeito do ‘contact-tracing’, método que terá como objetivo fazer cruzamento de contactos para encontrar mais rapidamente novos casos de Covid-19.
A ‘tensão’ entre as duas tecnológicas e os países europeus está na forma como os dados seriam recolhidos e armazenados. Dado que as apps a serem desenvolvidas pelos países europeus seriam baseadas na API da Google e da Apple, as duas tecnológicas querem que as apps em questão obedeçam aos seus standards de privacidade, algo que parece não ser dos governos que preferem uma abordagem centralizada.
De acordo com declarações de especialistas envolvidos na criação destas apps ao Business Insider, os governos europeus querem ser capazes de reunir mais dados do que as tecnológicas pretendem recolher. Ainda que seja possível que cada um dos países europeus lance as suas próprias apps, sem apoio da Google ou da Apple, é importante ainda notar que as duas têm praticamente todo o ecossistema mobile e, dessa forma, essa abordagem não seria tão eficaz.