O Presidente dos EUA, Donald Trump, decretou que a Microsoft tem até ao dia 15 de setembro para completar uma aquisição da filial norte-americana da app TikTok sendo que, caso as negociações falhem, a app será banida dos EUA. A situação não está a ser bem vista pelos tablóides chineses, com o Global Times a ter publicado um editorial a criticar a abordagem dos EUA.
“O afastamento dos EUA da China começa com as empresas mais competitivas. No processo, Washington ignora as regras e não é razoável”, pode ler-se no jornal Global Times de acordo com a CNN. A publicação escreve ainda que o “assédio dos EUA às empresas tecnológicas chinesas resulta do facto de os dados serem a nova fonte de riqueza”. “A China não aceitará de forma nenhuma o ‘roubo’ de uma empresa tecnológica chinesa”, escreve o tablóide gerido pelo governo de Xi Jinping.
É provável que seja um mês de agosto ‘quente’ para as relações entre os EUA e a China. De recordar que esta guerra comercial já resultou na inclusão da tecnológica chinesa Huawei na ‘lista negra’ dos EUA.