Vivemos numa época digital e, como tal, é natural que tenha de trocar frequentemente e-mails com documentos digitalizados em anexo. Porém, desengane-se se acha que precisa de uma impressora multifunções para digitalizar documentos para passar para o computador.
Na verdade, hoje em dia só precisa de um telemóvel com câmara para conseguir digitalizar documentos e enviá-los para quem quiser.
A grande maioria dos telemóveis já conta com esta opção mas, dada a popularidade do iPhone, contamos-lhe aqui como aceder a esta capacidade de digitalizar documentos. Só terá de colocar a folha de papel ou documento de identidade numa superfície plana com boa iluminação e abrir o iPhone.
Comece por abrir a app Notas e verá, abaixo, um ícone de uma máquina fotográfica. Pressione este ícone e verá um menu vertical onde encontrará a opção Digitalizar documentos. Aponte a câmara para um papel ou documento de identificação e verá que o iPhone conseguirá reconhecer automaticamente o que pretende digitalizar. Também poderá captar a fotografia manualmente e, nesse caso, ajustar os limites como achar melhor.
No ícone da máquina fotográfica (referido acima) também terá a opção de digitalizar o texto e, nesse caso, o iPhone será capaz de transcrever automaticamente o texto que pretende adicionar às notas.
É um ‘truque’ simples mas que, apesar de estar presente na grande maioria dos telemóveis atuais, ainda é desconhecido da maioria dos utilizadores destes equipamentos. Assim sendo, é certo que com esta capacidade será possível poupar um pouco de tempo.
Leia Também: Apple faz alteração ao iPhone e coloca fim a polémica