China garante que protege privacidade após acusações sobre DeepSeek

A China afirmou hoje que atribui grande importância à proteção da privacidade, após Seul ter dito que a aplicação chinesa de inteligência artificial (IA) DeepSeek enviou dados sobre utilizadores sul-coreanos à ByteDance, dona da rede social TikTok.

Notícia

© Getty Images

Lusa
18/02/2025 10:06 ‧ há 2 dias por Lusa

Tech

DeepSeek

"O Governo chinês atribui grande importância à privacidade e à segurança dos dados e protege-os de acordo com a lei", afirmou hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Guo Jiakoun.

 

É a primeira vez que um regulador nacional confirma a potencial fuga de dados de utilizadores da DeepSeek para terceiros e acontece depois de a Coreia do Sul se ter juntado a outros países, no dia anterior, na proibição da utilização da aplicação chinesa de IA, devido aos seus riscos para a segurança.

Seul suspendeu na segunda-feira o serviço local da DeepSeek devido a preocupações com o seu sistema de recolha de dados, ao que Guo já tinha respondido que Pequim pede às suas empresas que cumpram as leis dos países onde se instalam.

O porta-voz disse que a China espera que "os países relevantes evitem adotar uma abordagem baseada em generalizações ou politizar questões económicas, comerciais e tecnológicas".

A DeepSeek revolucionou o panorama global da IA após a revelação, no mês passado, do seu mais recente modelo linguístico, que impressionou os especialistas pelo seu desempenho mais eficiente e económico em comparação com a concorrência dos Estados Unidos.

No entanto, a gestão dos seus dados levou países como a Itália e a Austrália a analisar o serviço e a impor restrições de acesso às instituições públicas, invocando riscos para a segurança nacional.

Leia Também: Musk apresenta software de IA para rivalizar com o ChatGPT e DeepSeek

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas