A NASA anunciou que tomou a decisão de prolongar a missão New Horizons que, desta forma, deverá terminar (no máximo) em 2029.
Esta extensão da missão New Horizons permitirá à sonda estudar o Cinturão de Kuiper, uma área na orla do nosso Sistema Solar repleta de detritos que, acreditam os investigadores, podem ser o que sobrou da formação do Sistema Solar.
Serve recordar que a New Horizons foi lançada originalmente em 2006 e que, desde então, a sonda tem estudado os objetos mais distantes do Sistema Solar.
A notícia da extensão da missão New Horizons foi dada por uma das administradoras da NASA, Nicky Fox, através da respetiva página na rede social X (ou Twitter).
“Depois de uma avaliação sénior e ‘feedback’ de um conjunto diverso de ‘stakeholders’, a NASA continuará a missão New Horizons com o foco em ciência multidisciplinar. As operações vão continuar até a aeronave sair do Cinturão de Kuiper, o que esperamos que aconteça entre 2028 e 2029”, escreveu Fox.
Following a senior review and feedback from a diverse set of stakeholders, @NASA will continue the @NASANewHorizons mission focus on multidisciplinary science. Its extended operations will continue until the spacecraft exits the Kuiper Belt, expected in 2028-2029.
— Dr. Nicky Fox (@NASAScienceAA) September 29, 2023
More:… pic.twitter.com/pd2ElPes1e
Leia Também: Astronauta da NASA chegou à Terra, depois de 371 dias no Espaço