O Jet Propulsion Laboratory da NASA emitiu um alerto para a aproximação de um asteroide em relação ao nosso planeta. O asteroide em questão é conhecido como 2024 ON e, de acordo com a agência, passará a menos de 1.000km de distância do nosso planeta.
O asteroide - que atingirá o ponto mais próximo da sua órbita em relação à Terra esta terça-feira, dia 17 - passou por estas imediações pela última vez em 2013 e deverá voltar a fazê-lo em 2035.
Os dados obtidos pela NASA indicam que o asteroide tem um diâmetro a rondar os 290 metros, sendo portanto considerado maior do 99% dos asteroides que costumam aproximar-se da Terra. Este corpo celeste viaja a cerca de 40.000 km/h.
Mesmo que tenha maiores dimensões do que a maioria dos asteroides que costumam passar nas mediações da Terra, o 2024 ON não representa qualquer risco para o nosso planeta. No entanto, proporciona uma boa oportunidade a todos os aficionados pela observação do céu noturno que contem com o auxílio de um telescópio.
Serve recordar que, além deste asteroide, esta noite será possível observar uma Super Lua e também um eclipse lunar parcial.