A agência espacial russa - a Roscosmos - anunciou este domingo, dia 13, que planeia lançar um total de 34 foguetões entre 2027 e 2033 de forma a colocar operacional a sua nova estação espacial.
O diretor-geral do projeto, Vladímir Kozhévnikov, afirmou até que o primeiro voo tripulado para a nova estação espacial acontecerá em 2028 a bordo do foguetão que sucederá ao atual Soyuz. A construção do módulo base está prevista terminar em 2030, sendo que nos três anos seguintes serão unidos dois outros módulos.
É difícil ter uma ideia do aspeto que esta nova estação espacial terá mas, como recorda o site Space.com, a Estação de Serviço Orbital Russa (Russian Orbital Service Station ou ROSS, em inglês) já foi apresentada ao público num evento no verão de 2022 por via de uma maquete. Pode ver acima as imagens já desvendadas.
Sabe-se que a ROSS estará situada à mesma altitude que a Estação Espacial Internacional - a 400km - e que será desenvolvida para que módulos de outros países sejam incorporados.
Leia Também: Rússia vai lançar 34 foguetões para construir nova estação espacial