Mais de 80 jovens participaram em evento dedicado à cibersegurança

Mais de 80 jovens entre os 15 e os 18 anos participaram no sábado num evento dedicado à cibersegurança e às oportunidades, desafios e riscos do mundo digital, onde até foram desafiados para uma competição de 'hacking'.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
28/10/2024 13:42 ‧ 28/10/2024 por Lusa

Tech

Cibersegurança

"Tens talento como 'hacker'? Gostas de te desafiar? Resolves quebra-cabeças complexos rapidamente? Gostas de procurar códigos-fonte para obter informações? Estamos à tua espera", convidava a página da Internet do re_B00TCMP.

 

O desafio foi aceite por mais de 80 jovens entre os 15 e os 18 anos que participaram no evento promovido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Judiciária (PJ), a .PT, responsável pela gestão e registo dos domínios .pt, e pela empresa Cybers3c.

Na primeira edição em Portugal, o re_B00TCMP juntou jovens, pais e professores num evento gratuito que através de debates, jogos, ações de formação e desafios, procurou levar os participantes a aprofundar competências digitais e aprender boas práticas de cibersegurança.

"O mundo digital oferece muitas oportunidades, mas também exige responsabilidades", sublinhou diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ, Carlos Cabreiro, citado em comunicado, explicando que a PJ está a desenvolver um jogo 'online' - 'Rage Quit' - que pretende, precisamente, "prevenir comportamentos associados à cibercriminalidade".

Os jogos foram uma das muitas dinâmicas do evento, que decorreu na Escola 42, em Lisboa, e em que, no final, os participantes foram até desafiados para uma competição de 'hacking', em que tiveram de resolver problemas complexos de segurança informática.

Ao longo do dia, houve também espaço para conversas com profissionais das áreas da cibersegurança, polícia, indústria de videojogos e da Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol), sobre os potenciais percursos académicos e profissionais nas tecnologias de informação e comunicação.

O re_B00TCMP, realizado pela primeira vez este ano em Portugal, resulta de um projeto internacional, apoiado pela rede InterCOP (International Cyber Offender Prevention Network), de que Portugal é cofundador, que se estreou nos Países Baixos e foi depois replicado pela Austrália.

Iniciativas como esta, sublinhou o diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, são "essenciais para dotar os jovens das ferramentas e conhecimentos necessários para navegar no mundo digital de forma consciente, responsável e segura".

Leia Também: Cibersegurança. Apple pode pagar até um milhão de dólares a hackers

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas