Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

Univ. de Coimbra lidera experiência científica na estação espacial da ESA

Um docente da Universidade de Coimbra (UC) vai liderar uma experiência científica lançada pelo foguetão da Space X para a Estação Espacial Internacional da Agência Espacial Europeia (ESA), afirmou hoje aquela instituição de ensino superior.

Univ. de Coimbra lidera experiência científica na estação espacial da ESA
Notícias ao Minuto

04/11/24 16:51 ‧ Há 10 Horas por Lusa

Tech UC

Rui Curado Silva, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, em colaboração com o investigador da Universidade da Beira Interior Jorge Maia, lidera a experiência científica GLOSS, que se debruça sobre sensores de telescópios espaciais, que será lançada na madrugada de terça-feira, pelo foguetão Falcon 9, da Space X, para a Estação Espacial Internacional da ESA, disse a UC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

 

No foguetão da Space X, serão transportadores sensores para telescópios espaciais capazes de captar imagens do céu nas bandas dos raios X e dos raios gama, que serão posteriormente instalados no exterior da estação.

Segundo a nota de imprensa, os sensores estarão expostos, além da radiação, a variações de temperatura extremas (que podem chegar aos 150ºC negativos e 120ºC positivos), durante cerca de um ano.

Posteriormente, estes sensores serão devolvidos para Coimbra, onde será avaliado "o nível de degradação operacional e comparadas as suas prestações com as prestações dos sensores antes do envio para o espaço", referiu Rui Curado Silva, citado na nota de imprensa da UC.

Segundo o investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), a partir dessa análise, a equipa poderá validar ou não os sensores para serem integrados em futuros telescópios espaciais para astrofísica de altas energias.

A experiência GLOSS é financiada por um programa da ESA e pela Agência Espacial Portuguesa.

O projeto inclui equipas do Observatório de Astrofísica e Ciências do Espaço de Bolonha (Itália), do Instituto Nacional de Astrofísica de Itália, e do Instituto de Materiais para Eletrónica e Magnetismo do Conselho Nacional de Investigação de Parma (Itália).

Leia Também: O Vega-C, o novo foguetão da ESA, poderá ser lançado até dezembro

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório