INEM confirma "projeto piloto" para avaliar viabilidade de IA

Depois de se reunir com o Ministério da Saúde, a empresa portuguesa Sword Health também já se reuniu com o INEM para desenvolver este programa.

Notícia

© Gustavo Bom / Global Imagens

Miguel Patinha Dias
29/11/2024 14:35 ‧ há 2 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Inteligência Artificial

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem sido um dos temas mais falados nos últimos tempos, com os constrangimentos a serem alvo de debate (também político). Sabe-se, no entanto, que já se procuram soluções e alternativas - com algumas delas a virem do mundo da tecnologia.

 

O Expresso noticiou recentemente que estas soluções podem partir de empresas como a portuguesa Sword Health e levar à integração de um sistema de Inteligência Artificial (IA). O fundador e CEO da Sword Health, Virgílio Bento, disse ao semanário que este sistema será capaz de tomar uma “decisão como um técnico” ao mesmo tempo que promete mais rapidez e eficácia.

O Notícias ao Minuto contactou o Ministério da Saúde sobre este assunto, que confirmou a existência de uma reunião com a Sword Health. A tutela nota que foi uma “reunião muito superficial” onde foram apresentadas soluções para o INEM e que, entre elas, uma que tomava a forma de um sistema de IA.

O Ministério da Saúde esclareceu que “não há nenhuma apreciação ou avaliação” do sistema apresentado pela Sword Health e fez saber que esta “solução seria apresentada ao INEM, para saber se era adequada ou não”.

Projeto é para avançar

O Notícias ao Minuto contactou também o INEM, que confirmou que a reunião com a Sword Health já teve lugar e que, na verdade, o sistema terá direito a um “projeto piloto que permita identificar a viabilidade” de integrar IA na “atividade de emergência médica”.

O INEM fez ainda saber que já foi dada ‘luz verde’ para “dar início aos trabalhos de desenvolvimento” deste projeto piloto. No entanto, não foram adiantadas informações sobre quando terá lugar este projeto piloto ou quais serão as capacidades do sistema.

O Notícias ao Minuto procurou ainda chegar à fala com a Sword Health, mas a empresa mostrou-se indisponível para prestar esclarecimentos sobre este sistema de IA ou as reuniões tidas com o Ministério da Saúde e com o INEM.

Leia Também: Centro de atendimento do INEM esteve sem sistema durante 3 horas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas