Se é um aficionado pela observação do céu noturno é provável que já esteja à procura dos grandes acontecimentos astronómicos de 2025 e, se já está a tirar notas, o ‘desaparecimento’ dos anéis de Saturno não poderá faltar nessa lista.
Notar, no entanto, que os anéis de Saturno não vão desaparecer e vão continuar exatamente como estão. O que acontecerá é que, do nosso ponto de vista na Terra, os anéis não serão visíveis devido à inclinação de Saturno - que fará com que estes anéis assumam a forma de uma simples linha à volta do planeta.
Este fenómeno acontecerá durante o mês de março, mais precisamente no dia 23. O mesmo voltará a acontecer em novembro, pelo que terá duas oportunidades para observar Saturno sem os seus caraterísticos anéis.
O site EarthSky nota ainda que, em 2032, poderá ter uma experiência inversa. Neste ano o pólo sul de Saturno estará voltado para a Terra, o que dará aos astrónomos (profissionais e amadores) a oportunidade de ver os anéis deste planeta em todo o seu esplendor.
Leia Também: Anéis de Saturno podem ser mais antigos do que se pensava