Os responsáveis de agências governamentais como o FBI, a CIA e a NSA vieram a público apelar para que os cidadãos norte-americanos não usem produtos e serviços da Huawei e da ZTE. O motivo prende-se com a “capacidade de modificar maliciosamente ou roubar informação” das duas empresas chinesas.
Apesar de gozar de um grande sucesso na Ásia e na Europa, a entrad ada Huawei no território norte-americano tem tido uma forte resistência da parte do governo dos EUA. De acordo com o The Verge, o diretor do FBI, Chris Way, terá dito sentir-se “profundamente preocupado com os riscos de permitir a uma empresa ou entidade em dívida para com governos estrangeiros que não partilhem os mesmos valores de modo a ganhar posições de poder dentro das redes de telecomunicações”.
De recordar que no mês passado era suposto a Huawei ter lançado o seu mais recente topo de gama, o Mate 10 Pro, nos EUA com o apoio da operadora de comunicações AT&T. Porém, o apoio foi retirado à última hora devido a pressão política, um facto que mereceu uma nota do CEO da Huawei, Richard Yu, em plena conferência do Consumer Electronics Show.