"A profunda intervenção de requalificação do histórico edifício dotará o equipamento de condições técnicas de excelência para o acolhimento de eventos culturais de toda a natureza, incluindo a exibição de cinema", adianta uma nota de imprensa.
Para além da reabilitação da sala principal, "respeitando a identidade do teatro e adequando-o às exigências atuais em matéria de segurança, acessibilidade e conforto, a obra prevê a criação de outras áreas multifuncionais.
O objetivo é acolher, na que é a principal casa de espetáculos do concelho, eventos de menor dimensão, como conferências, colóquios, apresentações de livros, entre outros.
Será acrescentado um novo corpo ao edifício, onde se concentrarão as áreas técnicas, como o cais de acesso ao palco, camarins, salas de ensaio e espaços de infraestruturas de suporte ao funcionamento do equipamento.
O edifício do Cineteatro da Murtosa foi projetado e construído na terceira década do século XX com o intuito de albergar o Teatro, a Casa para os Bombeiros, a Casa para os Escuteiros e as Escolas da Murtosa.
Aí funcionaram, sucessivamente, até 1977, o Colégio da Murtosa, denominado primeiro como "Externato 29 de Outubro" e posteriormente como "Externato S. João de Brito" e, após o 25 de Abril, o Ciclo Preparatório, tendo ainda servido de sede à Junta da Freguesia da Murtosa.
Em dezembro, o Câmara da Murtosa assumiu a gestão do edifício na sequência de um contrato de comodato assinado com Junta de Freguesia da Murtosa, proprietária do espaço, para permitir a intervenção.
Leia Também: Pulseira eletrónica para idoso suspeito de violência doméstica na Murtosa