Questionada pela Lusa durante o evento "II Diálogos Luso-Brasileiros", no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, na quinta-feira, Dalila Rodrigues contou que o diálogo com a ministra brasileira na cimeira foi produtivo e considerou "fundamental que as políticas culturais sejam diversas e plurais, portanto, os memorandos refletem este diálogo travado entre nós e a nossa absoluta sintonia de visões e concordância em termos de princípios".
Sobre os memorandos de entendimento formalizados na cimeira por Portugal e Brasil, Dalila Rodrigues explicou que um deles trata dos acervos museológicos e do trabalho dos museus enquanto instituições culturais "que garantem a transmissão cultural numa área muito importante, porque o museu é um dispositivo cultural que acolhe todo o tipo de manifestações".
O segundo memorando de entendimento trata de dinamizar trabalhos conjuntos das bibliotecas nacionais dos dois países facto que, para a ministra portuguesa, reforçará "não apenas uma dimensão técnica da biblioteconomia, mas também, e fundamentalmente, o trabalho de investigação, de valorização dos acervos".
"E o terceiro memorando diz respeito à criação contemporânea, designadamente no domínio das artes", completou.
À agência Lusa, o ministério português da Cultura informou que esse "documento prevê a criação de um programa de apoio à circulação de artistas e à atribuição de bolsas de aperfeiçoamento artístico, com a implementação a cargo da Direção-Geral das Artes (DGARTES), de Portugal, e da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) do Brasil".
Já a ministra brasileira da Cultura, Margareth Menezes, salientou à Lusa que os acordos bilaterais ampliarão "pontes que, na verdade, já existem e, portanto, "vão fortalecer ainda mais o Brasil e Portugal".
"Intercâmbio entre o teatro, música, dança, nos festivais, as experiências casadas, tanto aqui no Brasil como em Portugal, fortalecem essa ponte entre os nossos dois países", destacou.
Margareth Menezes avaliou ainda que as ações conjuntas e trocas na área da cultura também representam, por um lado, um canal de chegada da cultura brasileira na Europa e, por outro, "fortalecem a presença e a dinâmica da comunidade portuguesa no Brasil".
Portugal e Brasil realizaram a 14.ª cimeira bilateral na quarta-feira, em Brasília, com 11 ministros do XXIV Governo Constitucional do executivo PSD/CDS-PP, liderado por Luís Montenegro.
Entre os 11 ministros que acompanham o primeiro-ministro na viagem oficial ao Brasil estava a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.
Esta foi a segunda Cimeira Luso-Brasileira do atual mandato de Lula da Silva como Presidente do Brasil e a primeira de Luís Montenegro, cujo Governo tomou posse a 02 de abril do ano passado.
A comitiva do Governo português chegou a Brasília na terça-feira e o primeiro-ministro acompanhou os dois últimos pontos da visita oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Brasil, e já retornou a Portugal.
Leia Também: Ministras da cultura de Portugal e Brasil debatem indústria em São Paulo