Vicente Alves do Ó critica Câmara de Évora por alegada dívida

O escritor e cineasta Vicente Alves do Ó queixou-se hoje de uma alegada dívida de 250 euros pela sua presença na Feira do Livro de Évora, lamentando este episódio com a futura Capital Europeia da Cultura.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
21/02/2025 19:22 ‧ ontem por Lusa

Cultura

Évora

preocupante porque estamos a falar de uma câmara grande, de uma cidade importante, que movimenta milhões de euros por ano e que se prepara para fazer uma Capital Europeia da Cultura", afirmou o artista, em declarações à agência Lusa.

 

Em causa está a participação do artista na edição do ano passado da Feira do Livro de Évora, realizada em abril de 2024, por este município alentejano, gerido pela CDU.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, revelou que, na quinta-feira à tarde, quando soube das queixas do escritor e cineasta, pediu aos serviços municipais para verificarem o que se passava.

"Estamos a falar de um valor que é tão pequeno que não tem a ver com questões de tesouraria da câmara", realçou o autarca, admitindo que possa existir "um problema burocrático ou uma falha nos serviços" para a falta de pagamento.

"Se aquilo que o senhor diz é verdade, e acredito que seja, não há razão para que isso aconteça. Só pode haver um lapso, que ainda não detetei", acrescentou.

Vicente Alves do Ó denunciou a alegada dívida da autarquia e criticou a Câmara de Évora através de uma publicação nas redes sociais e, contactado pela Lusa, manteve o que escreveu.

"Fica-lhes muito mal e este tipo de nódoas são feias", sublinhou.

O escritor e cineasta contou que aceitou o convite da autarquia para marcar presença no certame com vista a apresentar o seu livro "Que a vida nos oiça", a troco do pagamento de 250 euros.

"Aluguei um carro, pus-me a caminho de Évora, paguei a gasolina, as portagens e a minha alimentação, vim-me embora" e, depois disso, ainda "troquei mensagens com uma funcionária da câmara que tentava colmatar esta falta e eu mandei toda a informação que era preciso e fiquei à espera", relatou.

O artista referiu que se lembrou, esta semana, que tinha "dinheiro a receber de uma câmara", que essa alegada dívida já vai "fazer agora em abril um ano", admitindo que optou por expor a situação nas redes sociais.

Segundo Vicente Alves do Ó, pouco depois de fazer a publicação a denunciar a alegada dívida, a Câmara de Évora enviou-lhe um 'email' a pedir os dados para proceder ao pagamento.

"Isto é vergonhoso. Pelo menos, tinham feito as coisas bem feitas e esperavam três ou quatro dias e o mais triste é o email que me foi enviado nem sequer faz menção a um pedido de desculpas", acrescentou.

A cidade de Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027.

Leia Também: Novo Centro de Arte Moderna Gulbenkian é um dos 'Edifícios do Ano'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas