Em maio de 2023, a então Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) tinha anunciado o encerramento da biblioteca especializada, a maior da área em Portugal, "por tempo indeterminado", apontando que se mantinha "o acesso à consulta do Arquivo de Arqueologia".
"A Biblioteca de Arqueologia encontra-se temporariamente encerrada ao público dado o colapso de estantes, em resultado de uma destas estruturas ter cedido", confirmou a DGPC à agência Lusa na altura, acrescentando que "não houve quaisquer danos pessoais envolvidos neste acidente".
Em comunicado divulgado hoje, o instituto público Património Cultural lembrou que a Biblioteca de Arqueologia "foi cedida ao Estado português em regime de comodato em 1999, aquando da extinção da Delegação do [Instituto Arqueológico Alemão] em Lisboa", tendo esta instituição assumido o custo da substituição das estantes danificadas enquanto mecenas.
"Até ao seu encerramento forçado em maio de 2023, provocado pelo colapso das estantes, registava uma média de 1.500 consultas/ano", acrescentou o instituto público.
O Património Cultural recorda que a biblioteca inclui 110.900 registos nas suas bases 'online', sendo a maior biblioteca de Arqueologia do país.
A Biblioteca de Arqueologia vai estar aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17 horas. Nas primeiras e terceiras quartas-feiras do mês funciona até às 20 horas, exceto em agosto.
Leia Também: Museu de Arqueologia lança concurso público para remodelação