Abrantes quer "acrescentar valor" à centenária Feira de São Matias

A Feira de São Matias, que remonta ao século XIII, abre hoje portas em Abrantes com as tradicionais bancas de venda a retalho e equipamentos de diversão, com um programa complementar que visa "afirmar" e "acrescentar valor" ao certame.

Notícia

© Pixabay

Lusa
21/02/2025 16:47 ‧ ontem por Lusa

Cultura

Abrantes

"O nosso compromisso para com este certame e para com todos os que lhe dão vida é, preservando o seu historial, continuarmos a projetar a Feira e a oferecer-lhe novas dinâmicas, acrescentar-lhe valor, para aumentar a capacidade de atração", disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Abrantes (Santarém), Manuel Jorge Valamatos.

 

Carrosséis e outros divertimentos, espaços com jogos eletrónicos, barracas de quinquilharia, exposição e venda de viaturas e de alfaias agrícolas, bares, rulotes de farturas, pipocas e algodão doce são algumas das 40 atrações do certame, que decorre no Aquapolis, em Rossio ao Sul do Tejo, durante as próximas três semanas, e que apresenta um cartaz musical com artistas nacionais a par de uma mostra de atividade económicas e diversos workshops.

"Atentos ao efeito da sociedade de consumo das últimas décadas, que retirou algum impacto às feiras tradicionais, percebemos que temos de olhar para essa nova realidade, com novas linguagens, e acrescentar-lhe valor, com a realização de um programa complementar para potenciar o certame com novas dinâmicas", salientou o autarca.

Manuel Jorge Valamatos destacou a aposta em começar por "consolidar o local da sua realização" do evento, com a decisão, em 2020, de "instalar definitivamente na margem sul do Tejo" a Feira de São Matias, "o primeiro grande evento sócio cultural do ano no concelho de Abrantes e, historicamente, com uma ligação muito forte a toda a região" envolvente.

"Desde logo, quisemos consolidar o local da sua realização, apostando numa melhor disposição dos espaços, criando novas infraestruturas de apoio aos feirantes e adaptando o certame aos novos tempos", afirmou Valamatos, tendo realçado que "o Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, tem os acessos facilitados e uma localização privilegiada" para receber os visitantes.

Por outro lado, "procurámos afirmar o que é tradicional nestas feiras, como a venda a retalho, mas diversificando, de ano para ano, os equipamentos de diversão para que possam satisfazer as pessoas de todas as idades e dos diversos gostos".

Nesse sentido, o município instalou no espaço relvado do Aquapolis, junto ao rio Tejo, que integra a área de ocupação da Feira de São Matias, uma tenda gigante para acolher a animação musical e uma feira de atividades económicas, juntando 30 operadores de vários setores, em articulação com diversas entidades, "para apresentarem aquilo que de melhor fazem e para valorizar toda a dinâmica económica" da região.

Com o objetivo de atrair vários públicos à Feira de São Matias, o município de Abrantes tem investido, nos últimos anos, na animação desportiva, musical e infantil durante o certame, não só com os grupos musicais e ranchos folclóricos do concelho, mas também com artistas de renome nacional, contando este ano com as atuações dos Mini-Break, Augusto Canário, Rouxinol Faduncho e Rosinha.

A Feira de São Matias é considerada um dos 'ex-líbris' culturais do concelho e motivo de atração e desenvolvimento local.

"Esta feira tem mais de 500 anos de história e merece que a festejemos (...) em três semanas de negócio e muita animação à beira do nosso Tejo", declarou Valamatos.

O investimento anual do município na realização do certame ronda os 60 mil euros, entre infraestruturas, equipamentos, espetáculos e segurança.

A Feira de São Matias, a primeira no calendário anual, conta com a participação de 40 expositores, divertimentos eletromecânicos e feirantes de todo o país.

Leia Também: Biblioteca de Arqueologia reabre na próxima semana 2 anos após fecho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas