A AS Roma chega à paragem para os compromissos internacionais na terceira posição da Serie A, com os mesmos 14 pontos do Napoli e apenas menos três do que o líder, o AC Milan. Mas, mais do que isso, Paulo Fonseca fez desta equipa um 'caso de estudo' no futebol europeu.
Feitas as contas, o emblema italiano é o único entre os cinco principais campeonatos europeus (Serie A, Premier League, La Liga, Ligue 1 e Bundesliga) que, ao fim de cerca de dois meses de competição, ainda não soma qualquer derrota em competições oficiais... dentro das quatro linhas.
Isto porque o único percalço do emblema giallorossi foi mesmo a partida com o Hellas Verona, que culminou num empate sem golos ao fim dos 90 minutos regulamentares, antes de ser 'transformada' numa derrota, por 0-3, já na secretaria.
Em causa, recorde-se, esteve a inscrição indevida de Amadou Diawara no grupo de jogadores sub-22 para a partida da jornada inaugural do campeonato transalpino. O médio tinha completado 23 anos meses antes, e o caricato caso acabou por ser punido com um desaire burocrático.
Não fosse esse erro - que provocou, inclusive, a demissão do secretário técnico do clube, Pantaleo Longo - Paulo Fonseca somaria um total de 15 encontros consecutivos sem qualquer derrota na Serie A, o que o deixaria a apenas cinco do recorde de invencibilidade estabelecido por Luciano Spalletti, em 2016.
Defesa de betão e ataque certeiro
A defesa tem sido, de resto, um dos 'segredos' para a série positiva que Paulo Fonseca tem vindo a ensaiar em Itália, uma vez que, se retirarmos os três golos da afamada derrota burocrática com o Hellas Verona, a AS Roma encaixou apenas oito golos encaixados em sete jornadas.
Um registo que deixa o clube da capital italiana como a quarta melhor defesa da competição, apenas atrás de Hellas Verona (cinco golos sofridos), Juventus (seis golos sofridos), AC Milan e Napoli (ambos com sete golos sofridos). No entanto, os homens de Paulo Fonseca também têm mostrado pontaria afinada.
A AS Roma detém, neste momento, o segundo melhor ataque da Serie A (em igualdade com o AC Milan), com 16 golos marcados, apenas atrás de Atalanta e Sassuolo (com 18 golos cada). Além disso, é também a equipa com mais remates (109) e 'tiros' à baliza (53) de toda a competição.